Você está aqui
Início > EM BH > E se chover no carnaval?

E se chover no carnaval?

Já é carnaval! No meio da folia são poucas as preocupações das pessoas que decidem deixar suas casas e correr atrás dos blocos, shows e eventos pela cidade. Mas se há uma situação que deixa qualquer folião desconfortável, esse é o momento que resolve chover.

Independente do local, as pessoas começam a agir diferente e menos intensamente se chove. Em 2018, essa é uma preocupação para o carnaval de Belo Horizonte. Segundo o site ClimaTempo, deve chover durante alguns dias de cortejo na cidade, em especial a sexta-feira (09/02), o sábado (10/02) e a terça-feira (13/02).

Nestes momentos de chuva, além do incomodo, atenção é extremamente necessário. Seja com aquele córrego que encheu demais, seja com uma árvore próxima a rede elétrica ou seja até com a segurança dos estabelecimentos reservados para festas particulares.

Resumindo, é possível curtir o carnaval em situações de chuva sim, mas há uma série de cuidados. Para tentar entender um pouco dessas necessidades e saber como reagir nestes momentos, o nosso repórter Ícaro Ambrósio bateu um papo com o Coronel Alexandre Lucas, subsecretário de proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte. Veja só!

Ícaro Ambrósio Pergunta para Cel Alexandre Lucas:

Trios elétricos precisam tomar quais cuidados para saírem na chuva?
Primeiro que todos os trios elétricos foram licenciados e vistoriados. Todos os itinerários foram percorridos com os motoristas e foram observada questões como fiação, postes e árvores.  Durante o trajeto, cuidados devem ser tomados para que atropelamentos e colisões sejam evitadas. Também é necessário que os trios não passem por locais devidamente planejados. Tomando esses cuidados, a segurança é garantida.

Alguns blocos saem em avenidas próximas a córregos, como o Então Brilha que passa próximo ao Arrudas. O que o folião precisa observar para ter segurança?
Todos os blocos que passariam por áreas de inundação tiveram que mudar o seu trajeto ou permanecer na área de concentração sem o desfile. No caso do Então Brilha, aquela região do rio Arrudas não é inundável. Também não há previsão de chuva a ponto de inundações em Belo Horizonte.

Quais locais devem ser evitados em casos de tempestade com raios?
Áreas abertas, debaixo de árvores, ao lado de postes e ferros. No caso de uma tempestade com raios, o recomendado é procurar uma edificação fechada. Essa é a forma mais segura para evitar um desastre.

Há lugares em Belo Horizonte com programação de carnaval que precisam de atenção?
Todos! Porque acidentes não são apenas relacionados a chuva. Temos problemas de saúde, eletricidade, atropelamento, excesso de bebida e violência. Em todos os lugares, as pessoas devem pular carnaval atentas a uma percepção de risco para adotar medidas de proteção que cada caso requer.

Como é o atendimento da Defesa Civil durante o carnaval? Como fazer alguma solicitação?
Basta ligar para o 199. Estaremos de plantão 24 horas durante o carnaval assim como qualquer outro dia do ano.

Veja a previsão de chuva para o carnaval no nosso Instagram!

Será que a chuva vai dar uma trégua durante o carnaval? ☔️

Uma publicação compartilhada por O Contorno de BH (@ocontornodebh) em

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top