Você está aqui
Início > BANCO DE IDEIAS > O que fazer quando o dente se quebra?

O que fazer quando o dente se quebra?

Mesmo para quem possui hábitos saudáveis, alguns imprevistos podem sempre acontecer. Quebrar o dente, por exemplo, é um enorme transtorno que geralmente chega sem aviso. Seja por causa de um acidente, uma forte pancada ou na hora de comer um alimento mais duro. Os resultados de um dente quebrado podem afetar diversos aspectos.

Foto: Google Imagens.
Foto: Google Imagens.

A cirurgiã dentista, Ludimilla Abi-Saber Toledo, especialista em periodontia e sócia da Clínica Vitácea, em Belo Horizonte, destaca que nesse momento é essencial procurar por ajuda especializada. “Dessa forma o paciente passará por uma avaliação e será rapidamente encaminhado para a melhor forma de tratamento. Quanto mais cedo um dentista for consultado, melhor serão os resultados finais. Além disso, quando o dente se quebra pode ter a ver com algum outro problema como cárie, dentes desalinhados, bruxismo e problemas relacionados a restauração”.

De acordo com a especialista, geralmente, os tratamentos variam entre colagem do fragmento, caso esteja em boas condições ou reparação de resina composta, espécie de reparação com adesivo. “Tratamento de canal, colocação de uma coroa de porcelana e implante também são opções dependendo do grau da fratura”, alertou.

O que fazer no momento em que o dente se quebra?

Antes de procurar um especialista, no entanto, ela esclarece que é necessário seguir algumas dicas para evitar maiores danos, veja:

  • Caso ocorra algum sangramento na gengiva, ele deve ser controlado. A melhor opção é colocar uma gaze molhada em água fria ou soro fisiológico sobre o local;
  • Pode-se colocar gelo para evitar inchaços;
  • Não é recomendado fazer bochechos com água ou enxaguantes bucais, pois podem piorar o sangramento;
  • O dente que foi quebrado não deve ser encaixado novamente no local de origem. Tal ação pode agravar a lesão e, até mesmo, causar uma infecção. O ideal é levar a parte que se soltou para o dentista que irá avaliar a melhor maneira de proceder.

A dentista acrescenta que nesse último caso, é necessário segurar o dente pela coroa, ou seja, a parte que fica visível na boca, nunca pela raiz, a parte interna. “Lavar somente com água limpa e nada mais. É necessário guarda-lo em local com soro fisiológico ou um pouco de saliva, caso não seja possível pode substituir por um pouco de leite também”, finalizou Toledo.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top