Você está aqui
Início > EM BH > Projeto vai instalar 240 árvores de natal na Zona Sul de BH

Projeto vai instalar 240 árvores de natal na Zona Sul de BH

Lourdes, um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte, terá um Natal mais brilhante em 2018. Desde  30 de novembro, será inaugurado o projeto Lourdes Brilha, um movimento de moradores e empreendedores do bairro para iluminar e movimentar o Natal com decoração, ações solidárias e programação cultural.

Foto: divulgação/Lourdes Brilha.
A perspectiva de como ficará as árvores de natal (foto: divulgação/Lourdes Brilha.

Serão 240 árvores de metal iluminadas, de 3,5 metros de altura, em um perímetro de 50 quarteirões, entre a avenida do Contorno e as ruas Santa Catarina, Gonçalves Dias e Espírito Santo, projetadas por Denise Magalhães, da Verde que te Quero Verde. Além disso, seis rotatórias do bairro irão ganhar o brilho de árvores de nove metros, desenvolvidas especialmente para o projeto.

O Lourdes Brilha envolve mais de 170 lojistas, de diversos segmentos, entre lojas de decoração, boutiques, salões de beleza, spas, agências de viagem, restaurantes, bares, sorveterias, confeitarias, imobiliárias, hotéis e supermercados. Cada estabelecimento doou uma verba para transformar o sonho iluminado em realidade, mas a maior parte do investimento foi voluntário. “A força humana é totalmente voluntária, ninguém está recebendo nada. Nós nos unimos para levantar o astral do Natal em um ano com tantos conflitos e descobrimos a força do coletivo. Passamos por dificuldades enormes para colocar o projeto de pé, mas conseguimos coisas que nem imaginávamos. Nenhum bairro em Belo Horizonte fez isso antes. Vamos ajudar a quem precisa e todos saem ganhando”, comenta Fernanda Bicalho, uma das lideres o projeto.

Solidariedade
O Lourdes Brilha vai promover uma série de eventos natalinos, em que valores ou itens arrecadados (fraldas, cosméticos, cobertores, brinquedos, roupas, etc) serão destinados a associações carentes e protetoras de animais. A lista de atividades inclui, por exemplo, oficina de guirlandas no café Frau Bondan, na rua Espírito Santo; oficina de brinquedos de papelão com a loja de jogos criativos Mobri; apresentação de coral infantil na loja de decoração Villa Maria, na rua Bárbara Heliodora, entre diversos outros.

O comércio ainda promove vendas solidárias, nas quais um valor é revertido às associações. Já estão confirmados: bottons do evento que dão direito a um chope no Albanos Bar Conceito, na rua Rio de Janeiro; rasteirinha personalizada com tons da campanha, na But Calçados Outlet, na rua Felipe dos Santos; protetor solar no salão LM Studio, na rua Santa Catarina; flores e outros artigos na butique feminina Vivaz Brasil, na rua Professor Antônio Aleixo.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top