Você está aqui
Início > BANCO DE IDEIAS > 6 cuidados pós-operatórios essenciais para uma boa recuperação

6 cuidados pós-operatórios essenciais para uma boa recuperação

Foto: Pixabay.
Foto: Pixabay.

Cuidados pós-operatórios são essenciais depois de qualquer cirurgia. Porém, em alguns casos, existe o erro de achar que com a cirurgia plástica é diferente. Ao contrário disso, tal procedimento também exige cuidados importantes para evitar danos à saúde do paciente, como em alguns casos que ocorreram ao longo de 2018 e que levou até ao óbito de pacientes.

O cirurgião plástico, Raiff Araújo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), alerta que para obter os efeitos desejados é preciso garantir uma boa cicatrização da pele e escapar do risco de ter algum efeito prejudicial à vida do indivíduo. Por isso, deve-se seguir as orientações pós-cirúrgicas à risca e manter o acompanhamento médico, inclusive de outras áreas além da plástica. “A equipe médica como um todo será essencial neste momento para que o paciente possa ter todos os resultados esperados e sem complicações”.

Principais orientações

O especialista destaca que para cada tipo de cirurgia são indicadas orientações específicas dependendo do caso. Porém, algumas são gerais. Confira as principais:

1)   Refeições leves e saudáveis – Principalmente na primeira semana após a cirurgia, é recomendado ingerir alimentos leves e ricos em vitaminas. Alimentos gordurosos e pesados podem causar mal-estar nessa fase.

2)   Beba muita água – Manter-se bem hidratado também é essencial para obter os efeitos desejados e evitar danos à saúde.

3)   Troque o curativo – Para que a cicatrização seja feita adequadamente e evitar infecções, os curativos devem bem preparados e trocados regularmente.

4)   Evite exercícios pesados – Para que os pontos não se abram deve-se evitar fazer muito esforço enquanto a cicatrização estiver incompleta.

5)   Evite tomar sol – A exposição ao sol pode comprometer a cicatrização.

6)   Mantenha o acompanhamento médico – Continuar se consultando e seguir todas as orientações médicas é fundamental para obter sucesso no resultado da cirurgia.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top