Você está aqui
Início > EM MINAS > Escritora lança livro que conta um romance em poesia

Escritora lança livro que conta um romance em poesia

A capa do livro Deserto (foto: divulgação).
A capa do livro Deserto (foto: divulgação).

A escritora e psicanalista Paula Vaz acaba de lançar seu terceiro livro. Intitulada “Deserto” (C’asa edições), a publicação é um grande poema sobre os desertos que atravessam o ser humano, uma tentativa de costurar palavras e sentimentos que decodifiquem as tempestades e a aridez dessa travessia.

Paula buscou nos livros da escritora, ensaísta e acadêmica Lucia Castello Branco versos e expressões para desenhar seu mosaico. “É muito o que faço como leitora e como alguém que escreve. Faço falar as coisas, os autores que amo, e, por meio desse processo, faço falar a mim mesma”, elucida. Títulos como “Contos de Amor e Não”, “Nunca Mais” e “O Amor Não Vazará Meus Olhos” serviram como um grande dicionário para a escritora.

A obra teve a aval de Lucia Castello Branco. “As palavras não são minhas, são completamente suas”, foi o que Paula ouviu da escritora que, além de ser fio condutor, assina o posfácio do livro. Nele, Lucia traça o caminho percorrido por Paula em suas duas primeiras obras até desaguar em “Deserto”.

A escritora Paula Vaz (foto: Paz Manata).
A escritora Paula Vaz (foto: Paz Manata).

“Sou uma menina no areal. Não, não é o deserto ainda. São dunas, areias do mar. Olho para o mar com nostalgia, porque sei que vou perdê-lo. Ninguém me disse isso, mas eu sempre soube”. Este é um dos trechos que dá o tom da obra, escrita em apenas um dia e uma madrugada. “Foi um processo interessante porque toda experiência do deserto emudece. Deserto é justamente isso, a falta de palavras quando se depara com essa vastidão sem nome. E ao terminar de escrever, tive a sensação de que falei tudo o que precisava”, conta.

Um livro que pode, também, ser considerado um romance. Pequeno, mas intenso, ele faz parte da coleção “Livros Mínimos”, da Cas’a’screver. O processo contou com curadoria e edição de Janaina de Paula, e da arquiteta, tradutora e escritora Camila Morais. Os desenhos são de Julia Panadés, professora da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais, e o projeto gráfico é assinado por Fernanda Gontijo.

 

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top