Você está aqui
Início > BANCO DE IDEIAS > Prevenção do bullying começa na escola

Prevenção do bullying começa na escola

A volta às aulas desperta uma mistura de sentimentos nos alunos, como alegria e ansiedade de reencontrar os amigos, mas pode deixar ainda mais apreensivo quem começará em uma nova escola. Isso porque o ambiente escolar é um espaço de aprendizagem, mas também de socialização, reunindo diferentes estilos, culturas e valores e, por isso, naturalmente é um espaço de conflitos.

No entanto, segundo a psicóloga da Escola Americana de Belo Horizonte, Jordana Melo, conflitos não devem ser vistos como sinônimo de problema, e sim como oportunidade de desenvolver relacionamentos saudáveis e aprender a respeitar as divergências de ideias e opiniões. “É importante saber lidar com os conflitos positivamente, reagindo a eles de maneira assertiva”, afirma a especialista.

Por valorizar a importância da prevenção e gestão com sabedoria de conflitos, a Escola Americana de Belo Horizonte implantou o programa Kelso´s Choice para os alunos do kinder ao quinto ano, uma ferramenta poderosa e oportuna para construir habilidades vitais. “No trabalho com crianças e adolescentes é necessário que tenhamos bastante persistência, repetindo diariamente, se for preciso, até que eles consigam entender e aceitar o que foi dito como uma verdade. Quando trabalhamos as estratégias do Kelso’s, mostramos a eles que existem problemas nos quais são fortes e inteligentes o suficiente para resolverem sozinhos, sem a ajuda de um adulto”, destaca a psicóloga.

A estratégia aumenta os sentimentos de competência pessoal à medida que os alunos conseguem resolver, com sucesso, conflitos enfrentados no dia-a-dia, assim como também contribui para a confiança e autoestima, reduz comportamentos inadequados, como atos de dedurar, e é um ótimo instrumento de prevenção do bullying. “Nos reunimos com os estudantes uma vez por semana, durante 30 minutos, e passamos lições, de maneira interativa e divertida, de resolução de problemas. Eles têm a oportunidade de encenar diferentes papéis, compartilhar exemplos e praticar as novas habilidades”, declara Jordana Melo.

Foto: reprodução/Google.
Foto: reprodução/Google.
Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top