Você está aqui
Início > EM MINAS > Itatiaiuçu e Barão de Cocais estão sob ameaça de rompimento de barragem

Itatiaiuçu e Barão de Cocais estão sob ameaça de rompimento de barragem

Na madrugada de hoje, duas cidades mineira foram assombradas pelo soar da sirene que alerta sobre o possível rompimento de uma barragem de rejeitos de minério. Em Itatiaiuçu e em Barão de Cocais, ambas localizadas na região Metropolitana de Belo Horizonte, pessoas tiveram que deixar suas casas por conta do risco.

A mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu (foto: Rich Press/Bloomberg).
A mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu (foto: Rich Press/Bloomberg).

Em Itatiaiuçu, há 50 quilômetros da capital, ao menos 50 pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas na comunidade de Pinheiros, próxima a barragem de Serra Azul, da ArcelorMittal. “Estou aqui desde 3h da manhã, mina de Serra Azul, onde por precaução, vale ressaltar, a barragem não rompeu, fizemos a evacuação das pessoas, em torno de 50 ou 60, que já foram retiradas e estão acomodadas em hotéis. Essa prevenção que a Defesa Civil fez aqui foi para o intuito de preservar vidas”, disse o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Enquanto isso, em Barão de Cocais, 500 famílias deixaram as comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteira e foram abrigadas em um ginásio da cidade. Esse é mais um empreendimento da Vale, mesma empresa resposável pelas tragédias de Brumadinho e Mariana.

Em nota, a Vale informou que como medida de segurança “está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo”.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top