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Ambiente de trabalho com pessoas felizes é benéfico para a empresa

Equilibrar a vida pessoal e profissional não é fácil, quem dirá o emocional. As tensões diárias são capazes não só de influenciar nossas emoções, mas também afetar o nosso desempenho no emprego. E o bem-estar emocional pode fazer a diferença: pessoas felizes são mais produtivas do que pessoas infelizes.

Cada vez mais, as empresas têm buscado além de bons profissionais ao nível técnico, pessoas que se integrem bem nas suas estruturas humanas, com interesse e motivação. Na visão empresarial, um funcionário feliz é sinônimo de um profissional motivado, capaz de fazer bem o seu trabalho e ainda incentivar os demais colegas. “Se as pessoas se sentirem bem, provavelmente vão ter desempenhos positivos. E dessa forma, também ficarão bem vistas aos olhos dos recrutadores”, afirma a empresária mineira, diretora e consultora, da Leaders-HR Consultantes, Astrid Vieira.

Dar oportunidade de crescimento aos funcionários, sem comprometer os projetos da empresa é o que espera todo grande empresário. A diretora do Instituto Excelência – Gestão e Coaching , Renata Lemos, explica como a ferramenta do coaching pode auxiliar. (Foto: Divulgação)
 Foto: Divulgação.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Enquanto outra pesquisa publicada no Journal of Applied Psychology, mostra que os colaboradores com altos níveis de satisfação no trabalho são mais cooperativos e dispostos a ajudar os demais.

Empresas bem-sucedidas têm colaboradores bem-humorados e, consequentemente, mais engajados, leais e criativos, em comparação àqueles empregados insatisfeitos. As pesquisas também apontam que o clima organizacional é um dos fatores que mais afetam os indicadores de produtividade, engajamento, trabalho em equipe, criatividade e conduta ética.

Segundo Astrid Vieira, quando as pessoas são questionadas se estão felizes em seu emprego, poucas afirmam estarem completamente satisfeitas. “Isso acontece porque, além de sofrerem com a pressão por resultados, geralmente não são reconhecidas pelo que fazem”, pondera. De acordo com uma pesquisa feita pela International Stress Management (ISMA-BR), apenas 24% dos brasileiros se sentem realizados com sua vida profissional. Isso faz com que os trabalhadores possam apresentar transtornos de ansiedade, estresse ou depressão. No Brasil, 70% da população economicamente ativa sofre de estresse causado por questões empregatícias.

Apesar de não ser possível controlar os trabalhadores para que sejam felizes, ainda assim pode-se criar condições que vão ajudar a promover a positividade no ambiente de trabalho. A felicidade é uma via de mão dupla e as empresas precisam dar condições para alcança-la.

É dever dos empregadores oferecer um ambiente que dê vontade de ir trabalhar todos os dias. É possível proporcionar isso, por exemplo, como a criação de um clima amigável na empresa em que predomine a confiança e cooperação, flexibilização dos horários, reconhecer e comemorar as conquistas individuais e coletivas, ter um chefe competente e com quem se possa contar, e até mesmo um suporte aos funcionários em questões pessoais. “Não existe trabalho perfeito, mas o ideal é que as vantagens sempre superem os problemas”, conclui Astrid Vieira.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

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