Você está aqui
Início > BANCO DE IDEIAS > Diagnóstico do couro cabeludo permite tratar cabelo de forma integral

Diagnóstico do couro cabeludo permite tratar cabelo de forma integral

Mente sadia em corpo sadio. Cada vez mais as pessoas estão entendendo que somos resultado de um todo em equilíbrio. E que o bem estar deve estar integrado à vida cotidiana. Por isto cresce, no Brasil, o cuidado com a beleza de forma integral e a saúde do couro cabeludo ganha destaque por meio de diagnóstico feito com microcâmeras que aumenta em até 400 vezes a estrutura do fio de cabelo e do próprio couro cabeludo.

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

“O couro cabeludo tem a mesma importância que o cabelo e requer cuidados. O acúmulo de resíduos, a exposição ao sol e a umidade podem causar danos que levam desde ao câncer de pele à queda de cabelo”, adverte o cabeleireiro Ramiro Cerqueira, do salão Office Hair. Segundo ele, da mesma forma que as pessoas vão ao médico, deveriam fazer o diagnóstico do couro cabeludo pois, por meio dele, as clientes descobrem que precisam ser encaminhas ao médico.  Ou, necessitam de cuidados a mais com a cebeleira.

“Na maioria das vezes, os problemas capilares são silenciosos, não causam dores, mas o cabeleireiro observa, e, por meio do diagnóstico com a microcâmera, que é uma tecnologia de ponta, diagnosticamos psoríase, escamações, queda de cabelo, verrugas que exigem tratamentos com especialistas. Por isto é importante que este diagnóstico seja feito constantemente”, avalia Ramiro Cerqueira. Ele ressalta que o processo é indolor, leva alguns minutos e não exige preparos por meio dos clientes.

A microcâmera ligada a uma tela mostra uma imagem aproximada do cabelo para encontrar detalhes impossíveis de serem observados a olho nu. O vídeo em zoom analisa o grau de oleosidade e resíduos do couro. Também detalhes como grau de impurezas, densidade e obstrução do poro capilar.  É possível ver os fios que estão nascendo e até cabelos brancos que surgem. O profissional passa a câmera no fio de cabelo como um todo, é possível ver até mesmo os pontos de quebra e fios machucados.

Para além das questões da saúde capilar e do couro cabeludo, a estéticas e a beleza das madeixas também podem ganhar uma forcinha com a microcâmera, que não deixa passar nada. Oleosidade, ressecamento, pontos de quebra, porosidade, elasticidade; tudo isto influencia diretamente na saúde e aparência da cabeleira.

“Se o fio está dilatado demais ou fechado. Ou até mesmo se está pouco fincado ao couro, o diagnóstico avalia e encaminha para tratamento médico, se necessário, ou para a terapia capilar feita no salão, mesmo. É preciso uma composição perfeita entre couro e fios. O couro é como se fosse a terra de um jardim”, ressalta o especialista.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top