Você está aqui
Início > BANCO DE IDEIAS > 6 dicas para cuidar da pelo durante o carvanal

6 dicas para cuidar da pelo durante o carvanal

Foto: reprodução/Google Imagens.
Foto: reprodução/Google Imagens.

O carnaval chegou e tudo que a gente quer é se divertir. Porém, os próximos dias exigem muita disposição e, para evitar prejuízos no corpo e na pele com a exposição solar, com a falta de hidratação e as poucas horas de sono diárias, o médico dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dá dicas de alguns cuidados básicos que são essenciais para manter o organismo bem.

Protetor solar: Mesmo sendo essencial durante todo o ano, no carnaval ele não pode ser esquecido. Lucas Miranda ressalta que o fator de proteção deve ser, no mínimo, 30.
“Caso a diversão seja ao ar livre, o fator pode ser maior para evitar possíveis queimaduras provocadas pela exposição solar. A reaplicação deve ser realizada de duas em duas horas.”

Atenção ao material das fantasias: Ao escolher a fantasia (tecido, acessórios, luvas, meias ou botas), o dermatologista recomenda que ela seja adaptada às altas temperaturas, dando preferência a tecidos de algodão e roupas leves e claras. “Se possível, evitar tecidos sintéticos, pois os mesmos não permitem que a pele transpire normalmente.”

Hidratação e oleosidade da pele: O profissional chama a atenção para o uso de águas termais, que tem como objetivo impedir o ressecamento da pele causado pelo sol.
“Além de impedir esse ressecamento, a água termal dá uma sensação de frescor. Tenha por perto também lenços umedecidos para remover a oleosidade do rosto.”

Cuidado com os sprays de espuma e maquiagem de adulto nas crianças: De acordo com o dermatologista, esses sprays normalmente contêm substâncias tóxicas que podem, em contato com a pele, causar alergia e, nos olhos, conjuntivite. Outra dica de Lucas Miranda é evitar cosméticos de adultos em crianças, pois possuem maior quantidade de substâncias químicas e podem provocar dermatite.

Usar sapatos abertos: O especialista aconselha o folião a não usar sapatos fechados, pois assim os pés permanecem arejados e evitam problemas com bolhas. Caso isso ocorra, não mexa e não fure a mesma.
Depois da diversão

O rosto: Mesmo cansado, ao chegar em casa, lave bem o rosto com sabonete facial para retirar totalmente a maquiagem, deixando a pele respirar e descansar. Aplique adstringente e hidratante para mantê-la saudável para o dia seguinte.
Em relação aos pés, faça uma mistura de água morna com produtos à base de ureia e óleos minerais e os coloque para descansar nela durante 20 minutos.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top