Você está aqui
Início > EM BH > 3º Prêmio BH Folia soma mais de 70 mil participações em três dias

3º Prêmio BH Folia soma mais de 70 mil participações em três dias

Foto: arte O Contorno de BH.
Foto: arte O Contorno de BH.

Em 2017 tivemos a ideia de criar uma premiação para destacar, confraternizar e valorizar o trabalho das pessoas que tanto se empenham para que o carnaval de Belo Horizonte seja um grande evento. Hoje, em nossa terceira edição, temos certeza que acertamos nessa escolha.

O 3º Prêmio BH Folia, em apenas três dias, já soma mais de 70 mil participações. Cerca de 40% a mais do que a totalidade da segunda edição, em 2018. E as votações não estão nem perto de acabar, o que nos motiva ainda mais a levar adiante essa ideia. O encerramento está previsto para o dia 22 de março.

Enquanto isso, a escolha a partir dos nossos indicados permanece aberta pelo Google Forms. Para participar basta acessar o link e votar em quem vocês acham que melhor representa em cata categoria. Ao todo são 19 categorias com 05 concorrentes cada (exceção para a categoria “Bloco”, no qual são 15 concorrentes).

ESCLARECIMENTOS SOBRE O 3º PRÊMIO BH FOLIA

Olá pessoal! A partir do lançamento da lista de indicados ao Prêmio BH Folia, que chega em 2019 à sua 3ª edição, recebemos uma série de críticas, dicas e contestações. Acolhemos todas as informações e fizemos leves alterações. Agora. Explicamos como funcionou nosso mecanismo e também as alterações que concordamos em acatar.

ESCOLA DAS CATEGORIAS: as categorias foram selecionadas em dezembro de 2018, a partir do convívio e das observações feitas a respeito do carnaval no último ano. Trata-se de um reflexo do que ocorreu na edição anterior somada a evolução do evento em 2019. Exceção para a categoria “Ala de dança”.

CATEGORIA ALA DE DANÇA: a inclusão da categoria “Ala de dança” veio após algumas queixas de entusiastas que comunicaram o valor desse sistema para a condução dos cortejos. Optamos por acatar a opinião do público e retornamos aos colaboradores que participaram da escolha. Logo após, lançamos a lista. Reconhecemos nosso erro e temos o entusiasmo de apresentar a voz do nosso público.

SISTEMA DE INDICAÇÕES: foi feito a partir de 12 colegas que trabalharam na cobertura do carnaval em outros veículos de comunicação. Cada uma dessas 12 pessoas teve a oportunidade de indicar dois candidatos em cada categoria. Os cinco candidatos com mais nomeações foram os selecionados para integrar as listas. No caso da categoria “Melhor Bloco”, foram cinco indicações por jurado e os quinze mais nomeados integraram a lista.

CATEGORIA PORTA ESTANDARTE: a categoria “Porta Estandarte”, consta com uma indicação a menos do que as demais. Isso porque a organização do bloco Lua de Crixtal acreditou que a nomeação “desmerece o valor” de Cristal Lopes, inicialmente indicada à categoria a partir do bloco Lua de Crixtal. A organização do bloco esclareceu que Cristal é rainha da bateria e portanto não enquadrava na categoria. Nos dirigimos à Cristal com um pedido de desculpas caso a tenhamos ofendido. Não foi nossa intenção! Reconhecemos nosso erro e acatamos o pedido de exclusão de seu nome da lista (com tristeza no coração). Todavia, no momento de tal petição, passávamos de 5 mil participações na enquete e optamos por não indicar a sexta pessoa com mais nomeações porque acreditamos que seria injusta sua competição diante das quatro demais que já haviam um alto número de votos.

DATAS: antecipamos a lista de nomeados em um dia (antes seria dia 12 de março, hoje, e a lançamos dia 11 de março). Isso porque as apurações conseguiram ser concluídas acima do tempo e estimado e acreditamos que um dia a mais pode significar muito nas campanhas dos blocos rumo a vitória. Prevemos o encerramento da votação no dia 22 de março e logo no dia 23 de março a cerimônia de entrega dos troféus. Há a possibilidade de estender a votação em alguns dias. Caso aconteça, anunciaremos em nossas redes sociais.

EMPATES: no momento da seleção de nomes para as listas, a decisão em caso de empates ficou a critério do nosso diretor Ícaro Ambrósio. Caso a votação final tenha empate, reconheceremos como igual todos os candidatos que alcançarem o mesmo número de votos como vencedores. Portando, cada categoria poderá ter cinco vencedores, ou quinze vencedores no caso de “Melhor Bloco”.

CERIMÔNIA DE ENTREGA: será um evento aberto ao público e com convites para todos os representantes dos blocos e indicados ao prêmio. Ainda sem local definido.

ALTERAÇÕES NA LISTA: a lista atual será a lista definitiva. Não iremos fazer nenhuma modificação. Lamentamos o esquecimento de alguns blocos de grande valor para o carnaval de Belo Horizonte, mas teremos que ser fidedignos as opiniões dos colegas a qual as solicitamos.

RESPEITO: temos sido alvo de palavras esdruxulas, comentários inadequados e até mesmo ameças por conta da falta de alguns nomes nas listas. Também percebemos comentários ofensivos que desqualificam alguns dos nossos indicados. A essas pessoas que se sentem confortáveis a nos atacar, pedimos respeito. O sucesso de um cortejo não desmerece o bom trabalho de outro. Sejam humildes, respeitem e valorizem o desenvolvimento dos colegas. Nem carnaval de Belo Horizonte, no Prêmio BH Folia e no O Contorno de BH não há espaço para o ódio, rancor ou falta de respeito.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top