Você está aqui
Início > EM BH > Prefeitura cria duas linhas de ônibus para atender comunidades periféricas

Prefeitura cria duas linhas de ônibus para atender comunidades periféricas

Foto: Anderson Batista.
Foto: Anderson Batista.

Novos micro-ônibus começaram a circular no sistema de transporte público de vilas e favelas, levando mais conforto e comodidade aos usuários. As primeiras linhas a receberem os novos ônibus foram a 740 (Tupi/Mirante) e 826 (Montes Claros/Rua São Rômulo), ambas com tarifa de R$ 1,00. Nas cores azul e cinza, esses veículos possuem o mesmo desenho dos novos ônibus do transporte público de Belo Horizonte. O ar-condicionado é uma reivindicação antiga dos usuários, e a Prefeitura, por meio da BHTrans, vem atuando para atender às demandas apresentadas pela população.

De acordo com o diretor de transporte público da BHTrans, Daniel Marx Couto, com o esforço da Prefeitura de Belo Horizonte para a melhoria da infraestrutura viária, foi possível levar o serviço de micro-ônibus com tarifa social (R$ 1,00) a mais três regiões da cidade. E, a partir de agora, todos os novos veículos também virão equipados com o conforto do ar-condicionado. Os primeiros já estão operando. “Uma conquista merecida dos moradores dessas localidades”, considera o diretor.

As linhas 740 e 826 começaram a circular no ano passado a partir das demandas da população, por meio das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito. Para Simão Bernardes Zica, morador do bairro Tupi, a linha 740 foi uma conquista a mais para a comunidade. Ele diz que tem até saído mais de casa depois que a linha foi criada. “Agora vou ao centro do bairro Tupi com mais facilidade”, conta.

Os novos ônibus
A partir do decreto nº 16.568, assinado pelo prefeito Alexandre Kalil em 2017, todos os novos veículos inseridos no sistema de transporte de Belo Horizonte passaram ter que contar com ar-condicionado e suspensão a ar. Os primeiros 70 veículos começaram a circular em outubro de 2017, em 23 linhas de ônibus. Atualmente a frota da capital já conta com cerca de 500 veículos com esse padrão.

 

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top