Você está aqui
Início > EM BH > Grafiteiros se reúnem para dar cores aos muros do Santa Tereza

Grafiteiros se reúnem para dar cores aos muros do Santa Tereza

Começa no dia 12 de julho a execução das obras do TAU – Território Arte Urbana, mostra de intervenções de artes visuais que acontece nos bairros Santa Tereza e Horto, na Região Leste de Belo Horizonte. Na segunda edição do projeto, que vai até dia 21 de julho, foram selecionados 17 artistas individuais e uma dupla, somando 19 artistas de Minas Gerais, São Paulo e Bahia, que realizarão trabalhos de diferentes suportes e linguagens – tais como pintura, graffiti, instalação, escultura, lambe-lambe e fotografia.

Foto: Ceres Canedo.
A primeira edição do TAU (foto: Ceres Canedo).

Ao todo, serão produzidas 18 obras em doze espaços distintos, formando um circuito artístico a céu aberto que culminará na Praça Joaquim Ferreira da Luz (Rua Conselheiro Rocha, 2.845), onde acontecerão outras sete obras no muro do metrô que circunda a parte baixa de Santa Tereza. Os trabalhos ficarão expostos para visitação do público de 21 de julho a 1o de setembro.

Assinada por Binho Barreto e Karina Felipe, que participaram da primeira edição do TAU como artistas, a curadoria deste ano teve como norte a diversidade de técnicas e a adequação aos espaços escolhidos para o desenvolvimento dos trabalhos. Quem passar pelos locais durante o festival poderá acompanhar os artistas realizando ao vivo suas obras.

Com uma programação diversa e democrática, o TAU 2019 visa contemplar um público de diferentes gerações, trazendo a ocupação do espaço público como exercício de cidadania, encontro e pertencimento. Outro ponto forte do projeto é o apreço pela criação de redes e convivências. Assim, este ano alguns dos artistas que participaram da primeira edição foram convidados para atuar novamente no festival,  agora cooperando como oficineiros, curadores e até mesmo refazendo obras que foram depredadas prematuramente.

“Em 2019, a proposta foi trazer ainda mais para perto o conceito de arte na rua, tendo-o como linha condutora de toda a programação e a conceituação curatorial. Esse recorte nos permite ver a arte urbana não só no lugar de algo que embeleza, mas que altera e perpassa o cotidiano. A relação da humanização da arte, no que se refere ao que temos como poético em nosso entorno, e os processos e técnicas para a criação das obras, também traçaram a linha de trabalhos para 2019. Temos uma variedade ainda maior de texturas e técnicas para atravessar o cotidiano das pessoas”, explica Gisele Milagres, idealizadora do projeto.

Artistas selecionados:
Alex Oliveira, Ártemis Garrido, Bel Morada, Bruna Lubambo, Caio Ronin, Catapreta, Clarissa Caldeira e Marina Aravani, Helder Cavalcante, Jan Nehring, Jão Gabriel, Laura Loli, Rizza, Skap, Sol Kuaray, Spunk, Thiago Trópia, Urso, Zé D Nilson.

Roteiro:
Bar Santa Boemia
Rua Mármore, 143 – Santa Tereza
Hostel Trem Azul –Rua Quimberlita, 300 – Santa Tereza
Ohana Petshop Rua Quimberlita, 246 – Santa Tereza
Bar do Pedro Rua Quimberlita, Esquina com, Rua Ten. Freitas, 245 – Santa Tereza
Roupas Online Shop Rua São Gotardo, 8 – Santa Tereza
BAR Bocaiuva Rua Paraisópolis, 550 –Santa Tereza
Bitaca da Leste Rua Salinas, 2.421 – Santa Tereza
Temático Rua Pirite, 187 – Santa Tereza
Bartiquim Rua Silvianópolis, 74  – Santa Tereza
Bar Casa da Esquina Rua Silvianópolis, 95 – Santa Tereza
Zona Last Rua Pouso Alegre, 2.952 – Horto
Muro Metrô Rua Conselheiro Rocha, Santa Tereza – Do número 2.845 (Praça Joaquim Ferreira da Luz) ao número 2.749

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top