Você está aqui
Início > BANCO DE IDEIAS > Excesso de peso é uma das principais causas de doenças crônicas em idosos

Excesso de peso é uma das principais causas de doenças crônicas em idosos

O crescimento da expectativa de vida dos brasileiros é fato. No início de 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, enquanto as mulheres vivem até os 80 anos, os homens não passam de sete décadas. Apesar da longevidade, a qualidade de vida da maioria das pessoas não melhorou, o que contribui para a aparição e acúmulo de inúmeras doenças crônicas na terceira idade.

Foto: reprodução/Istock.
Foto: reprodução/Istock.

Entre as enfermidades mais comuns nas pessoas acima de 60 anos estão a Hipertensão, Diabetes, Parkinson, Alzheimer, entre outras. Segundo o Ministério da Saúde, 29,8% dos idosos foram diagnosticados com multimorbidade – duas ou mais doenças ao mesmo tempo.

De acordo com o Dr. Henrique Eloy, gastroenterologista, especialista em cirurgia e endoscopia bariátrica, a obesidade é um dos fatores de risco para o surgimento de doenças crônicas. “Uma das maneiras de se prevenir é ficar atento às condições de vida ainda na juventude”, ressalta.

Atualmente, o Brasil conta com 18,9% da população obesa, o que representa quase 40 milhões de brasileiros. A doença, de acordo com o estudo da Duke-NUS Medical School, apontou que os obesos, quando comparados a pessoas com peso normal, vivem 6,3 anos a mais com limitações físicas.

Os resultados mostram ainda as diferenças na prevalência da multimorbidade considerando gênero, hábitos e características socioeconômicas dos brasileiros. Por exemplo, ter duas ou mais enfermidades é mais frequente entre mulheres (75,5%), pessoas que estudaram de um a quatro anos (71,9%) e ex-fumantes (70,6%). No caso da faixa etária, 5,8% dos indivíduos com 50 a 59 anos e 11,3% dos participantes que haviam passado dos 80 anos apresentaram mais de seis morbidades.

Este infográfico mostra como o corpo pode sofrer com a obesidade (foto: site /Mulher Malhada).
Este infográfico mostra como o corpo pode sofrer com a obesidade (foto: reprodução /Mulher Malhada).
Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top