Você está aqui
Início > EM BH > Mais de 100 mil pontos de iluminação foram revitalizados entre 2017 e 2019

Mais de 100 mil pontos de iluminação foram revitalizados entre 2017 e 2019

Cartões postais da capital mineira, pontos turísticos e bairros inteiros de Belo Horizonte estão recebendo nova iluminação. Atualmente, mais de 101 mil pontos de iluminação, de um total de 182 mil, já estão funcionando com a tecnologia LED. Iniciada em outubro de 2017, a parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a concessionária BHIP é considerada inédita no Brasil e pioneira em razão do curto espaço de tempo em que todo o parque de iluminação pública será modernizado numa cidade do porte da capital mineira.

A Praça da Liberdade é uma das que tiveram pontos de iluminação modernizados (foto: PBH).
A Praça da Liberdade é uma das que tiveram pontos de iluminação modernizados (foto: PBH).

De acordo com a BHIP, para efeito de comparação, a cidade de Los Angeles realizou a modernização de 210 mil pontos em sete anos. Belo Horizonte está fazendo aproximadamente a mesma quantidade de pontos, mas na metade do tempo.

“O trabalho está sendo feito com muita qualidade e com o cronograma adiantado. Acredito que o cidadão tem ficado bastante satisfeito porque a cidade realmente está se tornando bem mais iluminada e para gente também tem sido um prazer entregar e ver o resultado deste trabalho. É importante dizer que a manutenção tem sido eficiente, os índices de reclamação hoje estão sendo mais baixos, na faixa de 2% a 3. Qualquer cidadão pode solicitar a manutenção da iluminação pública”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho.

As luminárias LED, que iluminam melhor, são mais econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio. As regiões que já receberam a novidade são Barreiro, Venda Nova, Norte, Nordeste, Leste, Oeste e parte do Centro.

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha também receberá iluminação especial para valorizar ainda mais sua importância e reforçar a sensação de segurança.  A BHIP iniciou em junho a segunda etapa do projeto “Iluminação de Destaque”, com a reformulação luminotécnica da região.  O projeto foi dividido em três etapas, sendo a primeira concluída no final de outubro do ano passado, com a reestruturação completa da iluminação da Praça da Liberdade e entorno, Praça Duque de Caxias (Santa Tereza), Praça do Papa, Mirante das Mangabeiras e viaduto Santa Tereza.

Já no mês passado começaram, também, a ser recolocadas as 74 luminárias do estilo republicano os 37 postes existentes no viaduto Santa Tereza. A restauração manteve a originalidade das peças do final da década de 1920. As luminárias serão de valor metálico, com a tonalidade amarela, simulando o estilo neoclássico.  O sistema de energia também ganhou uma nova fiação que vai eliminar as interferências visuais e valorizar ainda mais o ambiente.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top