Você está aqui
Início > EM BH > Tráfego de alunos em escola no Bairro Itapoã está em risco

Tráfego de alunos em escola no Bairro Itapoã está em risco

Foto: reprodução/Facebook.
Foto: reprodução/Facebook.

A entrada e saída de alunos da Escola Municipal Lídia Angélica, no Bairro Itapoã, na Pampulha, tumultua o trânsito, dificulta o acesso à região e compromete a segurança dos estudantes.  A reclamação é de moradores locais que reivindicam a implantação de mão única na rua onde funciona o estabelecimento de ensino para solucionar o problema.

A Escola Lídia Angélica ocupa uma área de aproximadamente 2.360 m², na Rua Coronel Índio do Brasil, entre as Ruas Desembargador Custódio Lustosa e Desembargador Lincoln Prates.  Estão matriculados mais de mil alunos, distribuídos em dois turnos: 260 alunos participam da escola integrada e frequentam os dois turnos. A escola faz divisa com o Parque Lagoa do Nado.

Segundo o técnico da BHTrans, Aloísio César, já existe um projeto para o local visando garantir mais segurança para os alunos e que “a Lídia Amélia está incluída no Projeto Escola Segura”. Está prevista uma área de estacionamento, na Rua Desembargador Lincoln Prates, destinada a embarque e desembarque de alunos que dependem de transporte dos responsáveis. O projeto prevê também faixas de travessia, instalação de gradil entre o estacionamento e a escola e uma nova sinalização. Para veículos de transporte escolar e de professores está prevista uma área de estacionamento na Rua Custódio Lustosa. Ele frisou que é inviável, por motivos técnicos, transformar a Rua Coronel Índio do Brasil em mão única, como reivindicam os moradores.

O assessor da presidência da BHTrans, Marcos Vinicius, informou que vai agendar uma visita à escola para apresentar o projeto de intervenção e que qualquer ação que for implementada será acompanhada de uma campanha educativa e de fiscalização.  Ele sugeriu que a escola comece uma campanha interna de esclarecimento e de conscientização.  “A mudança de comportamento é mais difícil que a formação”, frisou.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top