Você está aqui
Início > BANCO DE IDEIAS > Problemas bucais podem comprometer a saúde do coração

Problemas bucais podem comprometer a saúde do coração

Foto: reprodução/Google Imagens.
Foto: reprodução/Google Imagens.

Você sabia que as bactérias presentes na nossa boca, durante os procedimentos dentários ou em casos de infecções orodentais, podem ganhar a circulação sanguínea e se aderir ao coração? De acordo com a cardiologista do Hospital Lifecenter, Gabriela Miana, ao chegar no coração, as bactérias se ligam às estruturas, chamadas valvas cardíacas, causando uma infecção grave, conhecida como endocardite infecciosa.

“Pacientes com problemas crônicos como gengivite ou doença periodontal avançada causada por saúde bucal precária possuem maior chance de doenças cardíacas, principalmente se ela não for diagnosticada e tratada”, revela a médica. Além disso, pessoas que possuem doença nas valvas cardíacas, doenças cardíacas congênitas, próteses valvares e dispositivos intracardíacos, como marcapasso, são mais propensas a apresentar a endocardite infecciosa, principalmente após um procedimento dentário.

Como prevenção para infecção cardíaca, recomenda-se o uso de antibióticos uma hora antes do procedimento. Segundo Gabriela Miana, o mais importante é procurar o médico cardiologista, que vai indicar o uso do antibiótico profilático, além de recomendar a anestesia mais segura para cada paciente. Por fim, a especialista reforça que a boa higiene é a melhor maneira de proteção. “Ao ter uma postura proativa em relação a sua saúde bucal, você pode se proteger de doenças cardíacas”, afirma.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top