Você está aqui
Início > EM BH > Professores de escolas municipais entram em greve por tempo indeterminado

Professores de escolas municipais entram em greve por tempo indeterminado

Imagem ilustrativa (foto: reprodução/Google.
Imagem ilustrativa (foto: reprodução/Google.

Servidores da rede pública de ensino municipal optaram por paralisar suas atividades por tempo indeterminado. O manifesto foi motivado por um ato contraditório a reforma da Previdência, também quanto a demissão de trabalhadores da Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS) e a campanha salarial de 2019.

Duas escolas da Região Nordeste de Belo Horizonte estão com as atividades 100% paralisadas. São elas aEscola Municipal Zilda Arns, no bairro Belmonte, e Escola Municipal Professor Mílton Lage. As demais ainda operam com quadro reduzido, porém os dirigentes estudam uma Greve Geral, segundo a diretora suplente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH), Jacinta Braga.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação confirma o recebimento da notícia da greve e acusar surpresa com a iniciativa e não acatou muito bem. “Nos causou estranheza a postura da categoria, já que os três principais pontos destacados serão temas de reuniões já agendadas com esta administração municipal e, por isso, não haveria motivos para paralisação”, disse a nota.

Para justificar a falta de recursos, a Prefeitura comunicou o que o problema é recorrente a falta de repasses de recursos do Estado. Hoje, a rede pública conta com mais de 46 mil agentes públicos e 17 mil aposentados e pensionistas. As informações são de que o desequilíbrio aconteceu por conta de uma verba de R$ 600 milhões que o Estado de Minas Gerais deveria compensar, mas ainda não chegou aos cofres públicos do Município.

Enquanto isso não se desenvolve, ao todo 330 escolas e centenas de alunos serão prejudicados. Uma nova assembleia será feita no dia 14 de novembro para decidir sobre as negociações e a continuidade da greve.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top