Você está aqui
Início > BANCO DE IDEIAS > Advocacia aposta em tecnologia para crescer no Contencioso Jurídico

Advocacia aposta em tecnologia para crescer no Contencioso Jurídico

No mundo da advocacia, o setor do Contencioso Jurídico está encolhendo para os escritórios em função da chegada da tecnologia. Segundo o advogado Marcelo Cavalcante, sócio do escritório Abdalla e Landulfo Advogados, com sedes em São Paulo e de Belo Horizonte, “clientes de grande porte, estão investindo na automação, na jurimetria e na Inteligência artificial para acelerar, simplificar e tornar mais eficiente a gestão dos processos”.

“Mesmo que o número de processos aumente, a tecnologia vai acabar diminuindo a demanda dirigida aos escritórios pois os próprios clientes passarão a fazer parte deste serviço de forma automatizada dentro de casa”, afirma Cavalcante. “A não ser que os escritórios invistam nessa tendência, oferecendo um serviço ainda mais eficiente”, ressalva ele, informando que esse foi o caminho escolhido pelo escritório Abdalla e Landulfo, um dos principais no setor do contencioso jurídico.

“A automação de tarefas que são repetitivas e que demandam tempo é um caminho para a eficiência e assertividade”, indica Cavalcante, citando que uma das escolhas feitas pelo escritório foi a automatização de operações como cadastro de processos, acompanhamento de publicações e atualização de sistemas, entre outras. “Com isso, ganhamos velocidade e reduzimos custos, permitindo aos advogados maior atenção às questões jurídicas, que é a razão de nosso trabalho”, afirma.

Outro ponto em que o escritório Abdalla e Landulfo está investindo é a jurimetria. “Com análise de dados posso entender em que áreas estou ganhando ou perdendo processos para então idealizar estratégias e tomar medidas que melhorem a nossa performance”, diz o advogado. “Isso nada mais é do que conhecer o que estamos fazendo e com essa avaliação melhorar em todos os sentidos”, explica. “São dados que ajudam a tomada de decisões, a escolha de caminhos, a definição de estratégias de ação.”

Há mais de 30 anos no mercado, o escritório Abdalla e Landulfo mantém-se um dos mais representativos do estado na área do Contencioso. “Acabamos de ganhar mais um prêmio do Banco Itaú pela qualidade e eficiência de nossas entregas”, revela Marcelo Cavalcante. “Investir em tecnologia não é apenas uma necessidade de hoje, é importante para que no futuro estejamos prontos para outras demandas e outros contextos que surgirão com o crescimento da tecnologia em nosso setor e em toda a sociedade”, diz ele.

Ícaro Ambrósio
Ícaro Ambrósio é jornalista e editor-chefe do site O Contorno de BH.

Deixe uma resposta

Top