12ª edição do Verão Arte Contemporânea está pronta

O Verão Arte Contemporânea desembarca em Belo Horizonte a partir deste final de semana. A abertura da 12ª edição do evento será realizada no domingo, 7 de janeiro, às 19h, no SESC Palladium (R. Rio de Janeiro, 1046, Centro). A Orquesta Atípica de Lhamas convidou a cantora Maria Alcina e a Cia. Café com Dança para o show de abertura. Os ingressos para a abertura do VAC custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). A proposta do espetáculo de abertura é valorizar a cultura da América Latina, integrando música e dança.

Maria Alcina durante uma de suas apresentação (foto: Murilo Alvesso).

Com 40 anos de estrada, a mineira Maria Alcina ganhou os holofotes de todo o país ao se apresentar no Festival Internacional da Canção, em 1972, no Maracanãzinho, onde eternizou a música “Fio Maravilha”, de Jorge Ben Jor. A artista chama atenção pela voz grave e potente e as roupas exuberantes que usa nos palcos. Alcina é dona dos hits “Prenda o Tadeu”, “Bacurinha”, “Alô, Alô”, entre outros. Atualmente, a artista roda o Brasil com o show “Espírito de Tudo”, nome do seu CD lançado em 2017 com a releitura de dez canções da obra de Caetano Veloso.

Já a Orquesta Atípica de Lhamas, derivada do Bloco Cómo Te Lhama?, mescla estilos latinos e brasileiros. Com três vocais principais e uma instrumentação diversa, a orquesta enfoca a cumbia, ritmo de origem colombiana, mas passeia por estilos como reggaeton, ragga, lambada, guaracha, e quarteto. A Orquesta é formada por 17 musicistas e músicos que têm como interseção o carnaval e a paixão pelo cumbia, muitos deles integrantes de importantes grupos musicas e teatrais de BH, como INCONILI, Pequena Morte, A Fase Rosa, Djalma Não Entende de Política, Frito na Hora, Chama o Síndico, Roda de Timbau, Juventude Bronzeada, Alcova Libertina, Couro Encantado e Trampulim.

E a Cia. Café com Dança, de Belo Horizonte, busca novas formas de aprendizado para o aperfeiçoamento de técnicas para a dança. Trabalhando a convivência, relacionamento com amigos, familiares e novas amizades, tudo acompanhado de um bom café. Na abertura do VAC, participarão os bailarinos Welbert Melo, Lucas Addayan, Alice Baêta e Ana Claudia Maldonado.

VAC 2018
O Verão Arte Contemporânea será realizado de 7 de janeiro a 4 de fevereiro, em 11 espaços culturais de BH, além de uma apresentação em Ibirité e Contagem. Serão 29 dias de teatro, dança, artes visuais, gastronomia, arquitetura, cinema, literatura, música, moda e também discussões políticas com o M.A.R.P. Idealizado e realizado pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM), que está completando 40 anos de trajetória, o evento reafirma seu compromisso de incentivar a pesquisa e a experimentação nas artes, valorizando a criação artística local e trazendo novidades a cada edição. Boa parte da programação do VAC tem preços populares e algumas atrações possuam entrada gratuita. O VAC 2018 é patrocinado pela CODEMIG e o Governo de Minas. E tem apoio cultural do SESC, Centro de Referência da Juventude, Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte, Fundação de Educação Artística, Teatro Bradesco, Cinema Belas Artes, Galpão Cine Horto, ZAP 2018, BH Trans, Restaurante Bem Natural, Restaurante Cantina do Lucas, Fundação Clóvis Salgado, Rede Minas, Memorial Minas Gerais Vale, CCBB, Circuito Liberdade, Iepha, Governo de Minas e Governo Federal.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…