130 anos de Villa-Lobos recebe mostra no CCBB

Além de trazer o melhor da obra do compositor, o projeto Villa-Lobos em 4 concertos, irá realizar palestras antes de cada concerto, iniciadas uma hora antes do espetáculo e com quarenta minutos de duração. A programação extra é voltada para quem deseja aprofundar ainda mais sobre as obras do compositor, e será apresentada por grandes estudiosos e personalidades da música. Como Turíbio Santos, um dos maiores violonistas brasileiros; o violonista, compositor e pesquisador da obra villalobiana Paulo de Tarso Salles; a coordenadora da Ação Educativa do Museu Villa-Lobos (RJ), Márcia Ladeira; e o violoncelista do Quarteto Radamés Gnattali, Hugo Pilger (foto: divulgação).

Para celebrar os 130 anos de nascimento de Heitor Villa-Lobos, maior compositor das Américas, o Quarteto Radamés Gnattali traz ao Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, nos dias 21 e 28 de junho e 5 e 12 de julho, o projeto Villa-Lobos em 4 concertos. No programa, uma seleção dos melhores movimentos da riquíssima obra do compositor. Além dos concertos, o projeto inclui a realização de palestras, sobre diferentes aspectos da vida e da obra do compositor.

Villa-Lobos, um dos mais importantes músicos de sua época em todo o mundo, compôs cerca de 1000 obras, porém, ainda nos dias hoje existe uma enorme dificuldade na divulgação da sua obra, não apenas pelo difícil acesso ao material como pela sua dificuldade técnica, pouquíssimos grupos, de alto nível artístico, têm condições para interpretar sua magnífica obra. Sintetizada em quatro concertos, as obras foram divididas por períodos criativos do compositor, são eles: Ciclo Nacionalista, Ciclo “Exploração”, Ciclo “Música Urbana” e Ciclo “Maturidade”.

Cada um dos concertos tem uma duração prevista de 70 minutos. Permitindo assim uma imersão completa na vida e obra do compositor vanguardista, que conseguiu criar a identidade sonora do Brasil se alimentando criativamente do folclore, de norte a sul, este ao oeste. Com isso, o projeto pretende contribuir para a perpetuação da memória do importantíssimo patrimônio nacional que é o acervo musical de Heitor Villa- Lobos.

Como forma de promover a inclusão, o programa impresso da série de concertos será também disponibilizado em Braille e uma ação de divulgação especifica para público com deficiência visual será realizada para os belo-horizontinos.

 

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…