BH Topics

5ª. Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas – a sociedade pede um basta

A caminhada será em Venda Nova, localizada no Vetor Norte de Belo Horizonte, e contará com a presença de representantes de importantes órgãos que atuam na defesa da mulher.

 

Neste domingo, 04 de dezembro, a partir das 9h, em Venda Nova (RMBH), o Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Combate à Violência contra mulheres e meninas, faz um alerta para essa temática global e convoca a população para participar da 5ª. Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas.

O objetivo é que todos se unam a essa causa, cujos índices estatísticos são alarmantes. Segundo a ONU, cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida, apenas por causa de seu gênero. A violência de gênero é considerada pela organização uma pandemia global.

A caminhada terá de cerca de 2 quilômetros, partindo da Praça João Alves, em Venda Nova, para a Avenida Vilarinho, sentido Bairro Lagoa, até a Academia PBH e retorno à praça. A região foi escolhida pelo grupo em função dos altos índices de violência contra mulheres no local.

“Dados extraídos do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do portal Atlas da Violência, do IBGE, mostram que, em Belo Horizonte, ocorreram 523 homicídios no ano passado. Em números absolutos, a Região de Venda Nova apresenta o maior número de assassinatos”, afirma a promotora de Justiça, Patrícia Habkouk.

Causa prioritária

Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, ressalta que o enfrentamento à violência contra as mulheres é uma das causas prioritárias do grupo e a sociedade não pode assistir passivamente a esse problema que impacta a todos.

“Não podemos mais aceitar que uma mulher passe por uma situação de violência a cada dois minutos e, muito menos, que seja morta a cada 6 horas, simplesmente pelo fato de ser mulher. Por isso, a nossa Caminhada anual visa chamar a atenção da sociedade civil para que possamos lutar para erradicar toda forma de violência contra mulheres e meninas”, afirma Luiza.

Ao todo, mais de 50 cidades devem participar da mobilização. “Além da Caminhada, estaremos comemorando, no dia 04, o Dia do Voluntariado, com a participação de voluntários do Rotary e Cruz Vermelha”, afirma Fernanda Andrade, líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Belo Horizonte.

A caminhada em Venda Nova conta com o apoio da Cruz Vermelha Brasileira Filial MG; OAB Comissão Enfrentamento à Violência contra a Mulher e à Violência Doméstica e Familiar; Rotary Club de Belo Horizonte – Leste, Ministério Público de Minas Gerais e Hipertexto Comunicação Empresarial. Patrocínio da MRV Construtora.

SERVIÇO:

CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS

  • Data: dia 4 de dezembro

  • Horário: concentração a partir das 9h

  • Local: Praça João Alves – Venda Nova/MG – R. Padre Pedro Pinto, S/N, Nova América

Postagens Recentes

  • Em BH

Escritório de Gestão de Altas aumenta oferta de leitos SUS e gera economia de R$ 280 mil

Com o compromisso de oferecer cada vez mais saúde de ponta para todos, a Santa…

  • Sem Categoria

Padre Fábio de Melo e Xamã, atrações na 20ª edição do Festival da Vida de Mariana neste fim de semana

Com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, evento gratuito apresentado pelo Instituto Cultural Vale, trará…