6ª edição da Festa da Francofonia acontece em BH com programação que envolve cinema, música, dança e outras atrações

Foto: divulgação/MTC

 

No ano em que a Organização Internacional de Francofonia completa seu cinquentenário, uma comitiva de países francófonos incluindo a França, a Bélgica, o Canada e a Suíça, junto coma Aliança Francesa de Belo Horizonte realizam em nossa cidade a 6ª edição da Festa da Francofonia, entre os dias 7 e 29 de março. A programação envolve exposições, conferências, sessões de cinema, apresentações musicais e de danças, oficinas, concursos e até um divertido jogo de pétanque.

A Festa da Francofonia busca celebrar a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa. “Atualmente, o francês é a terceira língua do comércio e a segunda língua mais estudada no mundo. Falada por 300 milhões de locutores, ela é presente em todos os continentes e apresenta uma expansão que vai além dos falantes nativos. Nesta ocasião, celebramos a pluralidade das culturas francófonas, e a importância de um idioma que, segundo várias projeções, poderia ser a primeira língua falada no mundo em 2050 pelo impacto demográfico da África e pela sua vitalidade própria”, explica o diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Yves Mahé.

A abertura oficial da festa acontece na noite do dia 20 de março, o Dia Internacional da Francofonia, na Sala Minas Gerais, com um concerto da Filarmônica de Minas Gerais incluindo obras de Saint-Saëns e de Fauré. A cerimonia é apenas para convidados e contará com a presença do Consul geral da França no Rio de Janeiro e Consulados Honorários dos países organizadores da Festa da Francofonia. O concerto é aberto ao público e integra a Temporada 2020 da Orquestra.

No dia 7 de março, às 20h, será apresentado o solo de dança ”Pour sortir au Jour”, de Olivier Dubois, no Teatro do Minas Tênis Clube. O artista, que já foi considerado como um dos 25 melhores dançarinos do mundo e integrou equipes de dança do Cirque du Soleil e Celine Dion, se apresenta sozinho no espetáculo, improvisando e interagindo com o público.

A Companhia Scalène realiza uma formação de dança entre 17 e 20 de março, finalizando sua participação na Festa da Francofonia no dia 21, às 20h, no Teatro Francisco Nunes, com a apresentação do espetáculo ”un pied devant l’autre” (Um pé depois do outro). A coreógrafa Youtci Erdos aborda o tema “caminhada” na peça, com a ideia de ultrapassar as hesitações do mundo, o imperativo vital de “se mexer”, a possibilidade de cair e se levantar só e com os outros, como uma aventura coreográfica. A apresentação conta com participação de 7 bailarinos e de 15 figurantes locais.

O célebre pianista francês Simon Ghraichy, considerado um dos músicos mais promissores do país, é convidado especial da Orquestra de Câmara Sesiminas, em concerto a ser realizado no dia 18 de março, às 20h. A apresentação, que ocorre no Teatro Sesiminas, também integra a série “Sempre às Quartas”.

Já no campo da sétima arte, a mostra “Cinema Francófono – Être Vivant” conta com dois locais para exibição das películas: o MIS Cine Santa Tereza e o Sesc Palladium, entre 20 e 29 de março. Na lista de filmes, “Aïlo: une Odyssée en Laponie”, “Libre, “Emma Peeters”, “Amal”, “Lamb”, “Il était une forêt” e muito mais.

A pesquisadora Dina Therrier apresenta, no dia 23 de março, às 19h, na Sala Multimeios do Centro Cultural Minas Tênis Clube, a conferência “Imigração de mulheres haitianas em Belo Horizonte/Brasil: identidades femininas, relatos de si e autonomia”, abordando os desafios e de recomeçar no Brasil.

A celebração da francofonia também oferece uma oportunidade ímpar aos interessados em estudar em universidades de países que têm o francês como idioma. Será possível se reunir com representantes de importantes instituições da França, Bélgica e Canadá durante o Ciclo De Palestras Como estudar em países francófonos? O evento acontece entre os dias 23 e 26.

O coreógrafo canadense Louis Wauthier vem ao Brasil para realizar oficinas de dança Folclórica, apresentando danças étnicas de Quebec, e conferências a respeito da região de Saguenay. As atividades acontecem entre os dias 23 e 26 de março, em vários centros culturais, em uma parceria com o Centre linguistique du Cégep de Jonquière.

Lembrando o Ano dos Quadrinhos na França, será realizado no dia 24 de março, às 15h, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o Atelier de Bande Dessinée com o quadrinista francês Jean-Denis Pendanx, responsável por inúmeras histórias e ilustrações francesas, como Diavolo le solennel, Labyrinthes, Les Corruptibles, Abdallahi, entre outros. A Biblioteca também recebe uma exposição que apresenta uma retrospectiva da obra de Pendanx, entre os dias 9 e 24 de março.

A Academia Mineira de Letras, por sua vez, irá receber, no dia 26, às 15h30, a oficina de escrita de Slam, com o artista belga Mochélan, que trabalha com expressões como hip-hop, slam, rap e até teatro. Os participantes terão iniciação às técnicas de rap e de slam em francês. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e há limite de vagas para 15 pessoas. No mesmo dia, às 19h, o artista realiza um encontro aberto de Slam para o público com a presença de outros artistas locais, também na Academia.

Mochélan é responsável por outra atração na programação. O espetáculo “Le Grand Feu” será apresentado no dia 27 de março, às 20h, no Teatro de Bolso do SescPalladium. A peça homenageia o famoso Jacques Brel. Mais do que um simples tributo ou um recital de canções, é um encontro com as palavras e pensamentos do Brelà través de textos às vezes menos conhecidos.

Paralelamente às manifestações culturais, a Festa da Francofonia promove os concursos “La Plume D’Or” e “Dis-moi dix mots”. O “La Plume D’Or” é uma competição do idioma francês para estudantes de diferentes níveis das Alianças Francesas. O primeiro colocado irá ganhar uma estadia em Paris, em março de 2021, durante a Semaine de la Francophonie na capital francesa. O “Dis-moi dix mots”, por sua vez, consiste na produção de textos em torno de dez palavras francófonas escolhidas para 2020, cujo tema é a “Água”, e oferece bolsa de estudo na Aliança Francesa ao vencedor.

Para finalizar a programação, no dia 29 de março, uma divertida partida de pétanque + piquenique acontece no Parque Municipal Mangabeiras. O tradicional jogo francês consiste em arremessar bolas de aço na tentativa de aproximá-las o máximo possível de uma bolinha de madeira. Com coordenação do francês Philippe Watel, proprietário do restaurante “Au Bon Vivant” e participação de membros da comunidade francófona de Belo Horizonte.

A realização da Festa da Francofonia é da Aliança Francesa Belo Horizonte, da Embaixada da França, do Wallonie Bruxelles International, do Campus France Brasil e do Centre Linguistique du Collège de Jonquière.

O evento tem o apoio do Governo do Canadá, da Embaixada da Bélgica, do Consulado Honorário da Suíça, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e do restaurante Au Bon Vivant. O apoio cultural é da Academia Mineira de Letras, da Fundação Municipal de Cultura, do Sesi Minas, do Centro Cultural Minas Tênis Clube, do MIS Cine Santa Tereza, do Sesc Palladium, do Museu da Moda e da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…