8ª Simulação das Nações Unidas reúne estudantes para debate de temas de impacto mundial

Entre os dias 5, 6 e 7 de abril, cerca de 140 estudantes se reunirão para a 8ª edição da Simulação das Nações Unidas (SNU) da Fundação Torino Escola Internacional. O projeto, idealizado pelos alunos do Ensino Médio da Fundação Torino, simula o ambiente diplomático da ONU e permite que os participantes vivenciem a rotina de diplomatas, defendendo a política externa de suas representações em encontros de organizações internacionais.

Foto: Luiza Siqueira.

O evento terá início com a palestra de Maha Mamo, uma jovem apátrida (pessoa que não tem a nacionalidade reconhecida por nenhum país) que nasceu no Líbano e que só conseguiu ser reconhecida como cidadã, recentemente, no Brasil. A apatridia, situação na qual se encontram 10 milhões de pessoas no mundo, será um dos temas de destaque da SNU. Também serão discutidos outros assuntos, como a tutela dos direitos humanos em diversos âmbitos, a gestão do patrimônio cultural, as guerras romanas e o julgamento do filósofo Sócrates.

A 8ª SNU contará não só com a participação de alunos da Fundação Torino, mas também com a de muitos jovens de escolas e faculdades de Belo Horizonte e de outras cidades. Já estão confirmados estudantes da PUC Minas, UFMG, CEFET, E. E. Maria Josefina Sales Wardi, Bernoulli, Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus, Marista Dom Silvério, Coleguium, Chromos, Sebrae, Loyola, Santa Maria Minas, Colégio Naval do Rio de Janeiro, Goliath Academy, dentre outras.

“A SNU é uma iniciativa dos próprios alunos, que leem e pesquisam muito a respeito de acontecimentos históricos e temas atuais. E nós os incentivamos, porque sabemos que o nosso papel não é só ensinar matérias em sala de aula. Com este projeto, focamos em muitas competências, como a colaboração, o autoconhecimento e, principalmente, a autonomia, já que são eles que fazem o evento acontecer. Além disso, trabalhamos a interdisciplinaridade, unindo assuntos atuais e acontecimentos históricos que envolvem diferentes disciplinas”, explica a professora de Direito, Camila Ferreira.

Os estudantes serão divididos em comitês e durante os debates serão produzidos documentos, visando à resolução dos problemas em questão. O Comitê Bélico, por exemplo, relembrará as guerras romanas e o rompimento da aliança entre Júlio Cesar e Pompeu Magno, que culminou com a divisão do império. O Comitê Filosófico abordará o histórico julgamento de Sócrates e seu polêmico desfecho. Já a ONU Mulheres vai propor um debate sobre a tutela da dignidade e dos direitos humanos das mulheres. Na reunião da UNESCO, os delegados vão discutir as duas convenções de salvaguarda do patrimônio mundial, pensando em maneiras de adaptá-las à atualidade. Há ainda o Comitê de Imprensa da SNU, que vai cobrir o evento, noticiando os principais temas tratados no evento.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…