90 anos da UFMG terá concerto gratuito da Filarmônica de MG

Mais que o sobrenome Minas Gerais em comum, a Universidade Federal e a Orquestra Filarmônica têm o compromisso de ampliar o acesso às mais diversas formas de expressão cultural. Este o sentido do convite feito pela série UFMG, 90: muitas culturas, dando à Filarmônica a oportunidade de difundir repertório clássico, em concerto aberto e gratuito, tanto à comunidade acadêmica quanto ao público em geral. A apresentação, sob a batuta do maestro Marcos Arakaki, é nesta terça, 13 de junho, às 18h30, no gramado da Reitoria.

O concerto integra a série Clássicos na praça, com as obras Uma noite no Monte Calvo, de Mussorgsky, Orfeu no Inferno: Abertura, de Offenbach, Dança Macabra, de Saint-Saëns e O Aprendiz de Feiticeiro, de Dukas. O Maestro é Marcos Arakaki, Associado da Filarmônica de Minas Gerais e colabora com a Orquestra desde 2011.

Em 2017, a Universidade Federal de Minas Gerais completa 90 anos. Entre os vários eventos concebidos em comemoração às nove décadas de fundação da Universidade, estão, de acordo com a UFMG, aqueles que reconhecem o potencial reflexivo e transformador da cultura e das artes como produção de conhecimento. O trabalho cotidiano da Orquestra Filarmônica, desde sua criação, tem sido o de divulgar a música sinfônica como um instrumento de educação e aprimoramento do ser humano que transcende todas as barreiras étnicas, culturais e socioeconômicas.

Um concerto de 2009 com a Filarmônica na UFMG (foto: André Fossatti).

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…