Em BH

90,5% dos visitantes em BH recomendam passeio aos parques

Levantamento realizado com usuários dos parques municipais de Belo Horizonte mostra que 90,5% dos visitantes recomendariam o passeio realizado e 94,5% planejam voltar ao local ou visitar outro parque da capital. Na avaliação geral – com índices que vão de 1 a 4 – a média das notas foi de 3,48, o que significa “muito satisfatória”.

Outros pontos foram perguntados aos usuários, que responderam com as seguintes notas: limpeza das áreas de visitação (3,57); estado dos banheiros (3,22); estado dos bebedouros (3,31); sensação de segurança (3,55); sinalização e placas informativas (3,21); informações fornecidas (3,41); atendimento e recepção pelos funcionários (3,66);  atrações e atividades oferecidas (3,12); manutenção dos jardins e áreas verdes (3,26); e medidas para evitar o contágio da Covid-19 (3,41).

Cerca de 2 mil visitantes responderam ao questionário, até 10 de setembro. A pesquisa faz parte de uma parceria entre o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão ligado à Belotur que monitora indicadores da atividade turística para fornecer dados e inteligência de mercado para as políticas públicas, juntamente com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. A pesquisa está disponível ao público e pode ser acessada neste link.

Além do registro do fluxo diário de visitantes, o sistema de agendamento para a visita – adotado até o último final de semana – possibilitou a criação de um mailing do público, mediante autorização expressa de uso do e-mail, atendendo à disposição da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Com isso, as pessoas que fizeram agendamento para visitar os parques receberam a pesquisa de satisfação. A participação foi voluntária e anônima. Para detalhes da pesquisa, clique aqui.

Entre os aspectos abordados pela pesquisa estão o nível de satisfação com a visita, opinião quanto ao processo de agendamento, análise dos serviços e equipamentos disponibilizados no parque e, inclusive, explicação para cancelamento ou desistência, caso a visita não tenha sido efetivada.

A partir dessas respostas, foi possível acompanhar mensalmente pontos de atenção, medir o nível de satisfação da visita por atrativo, assim como a pretensão de retorno por cada local, além do indicador da média de satisfação considerando todos os atrativos da cidade. Usando os dados de comparecimento aos equipamentos é possível verificar, também, a taxa de ocupação.

Com os dados e sugestões apurados por meio da pesquisa, a Fundação implementou algumas melhorias no processo de agendamento e visitação, tais como a distribuição de mapa impresso da Zoobotânica para cada família visitante e a oferta de reservas no sistema por turno, e não mais por faixa de horário, além de um calendário maior de datas disponíveis de uma só vez para consulta, a fim facilitar a busca de ingressos disponíveis, em quantidade necessária para cada família, e também permitir maior flexibilidade e previsibilidade na visita.

Nos parques, o sistema de agendamento também sofreu alterações – reservas também passaram a ser oferecidas por turnos, manhã e tarde – com base nos levantamentos da pesquisa. Outras novidades estão sendo planejadas para melhorar a experiência do visitante nas unidades.

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