A nova realidade dos consultórios odontológicos

O dentista Adriano Rafael.segue todas recomendações em seu consultório (foto: divulgação)

 

O país momento em que jamais imaginávamos passar um dia. O atual canário exige adotar o o novo em diversos setores. A OMS – Organização Mundial de Saúde – classificou a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, como uma pandemia e, por conta dela, nós, as relações que estabelecemos, seja de família, com amigos, em nível de trabalho e sociedade, as profissões e tudo que está ao nosso redor, está sendo obrigado a se modificar de forma rápida, mas nem por isso pior. O objetivo, agora, mais do que nunca, é vencer um mal invisível.

Estamos aprendendo, nos reinventando e, aos poucos, voltando – ou dando início – ao chamado ‘novo normal’. Na odontologia não é diferente! Uma profissão em que a limpeza, a segurança dos pacientes e a higiene sempre foram pilares, agora, mais do que nunca, tem total responsabilidade no que diz respeito aos cuidados para a não disseminação do vírus. “Nós não poupamos esforços no que diz respeito a isso. A transformação de sorrisos e tratamentos odontológicos é reorganizada em vários aspectos que vão desde a logística, aos novos protocolos de atendimento”, explica o cirurgião dentista Adriano Rafael.

A higienização das mãos é feita antes do contato com o paciente, antes da realização de qualquer procedimento, antes da colocação das luvas, após risco de exposição a fluídos biológicos e após o contato com áreas próximas ao paciente, mesmo sem ter tocado nele. Além dos aparatos que já costumávamos utilizar, estamos investindo ainda mais nos chamados EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – como o gorro, jaleco, luvas, máscara, propé e proteção facial. Todos descartáveis e usados em um único atendimento.

“Esse aparelhamento é oferecido também aos pacientes que, ao chegarem no consultório, são instruídos a higienizar as mãos com o álcool em gel. Eles também recebem o jaleco, propé, luvas e toca. Qualquer pessoa com sintomas de gripe tem a consulta remarcada para o mês seguinte, com o intuito de resguardar a própria vida e evitar problemas de saúde dos outros que serão atendidos”, frisa o dentista.

Para o profissional, o cuidado com a saúde bucal não pode ser deixada de lado , assim como a prevenção. Logo, ao chegar no consultório o paciente precisa certificar que o local está tomando as medidas necessárias de higiene. “A transformação do sorriso continua sendo o nosso maior compromisso, mas, junto com ela, temos, agora, como grande e forte aliado, o cuidado e a valorização da vida. A intenção é manter a sociedade e a vida dos pacientes, familiares, amigos e desconhecidos a mais preservada possível. Cada um, fazendo sua parte!”, finaliza.

Postagens Recentes

  • Em BH

Orquestra Mineira de Rock apresenta show inédito com participação de Marcus Viana

Onírico: palavra grega que faz referência aos sonhos e fantasias. E foi nesse contexto que…

  • Em BH

Agriminas comemora 15 anos no Expominas

Crescimento é a palavra chave da AgriMinas – maior feira de agricultura familiar do país…