Academia Mineira de Letras oferece “isolamento com literatura” gratuito

Foto: reprodução/Instagram

 

As palestras da Academia Mineira de Letras sempre permitiram ao público uma imersão única no universo da literatura. Mesmo com a programação suspensa por tempo indeterminado e muitas pessoas em isolamento social, o público tem a oportunidade de levar para dentro de casa a literatura além dos livros. Isso porque a instituição conta com cerca de 200 vídeos em seu acervo digital, todos disponíveis gratuitamente em seu canal no YouTube, com tradução em libras. Além disso, há poemas, artigos e outros textos de escritores e membros da Academia no blog oficial.

São especialistas, desde acadêmicos e professores a escritores e estudiosos, abordando obras, temáticas, autores e perspectivas da literatura que contribuem para a educação e o conhecimento de todos. Nos vídeos, é possível conferir escritores como Conceição Evaristo, Caio Boschi, Olavo Romano, entre tantos, e ainda aprofundar na obra de Guimarães Rosa, Sallinger, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros autores.

Projetos exclusivos, como o Lacan na Academia, que faz interseções entre a literatura e a psicanálise também podem ser acessados. Assim como a conexão de diversas áreas da cultura, como Yara Tupynambá falando sobre ilustração e literatura, Dudude abordando as confluências com a dança e Chico Pelúcio envolvendo o teatro e sua produção.
Além das palestras do acervo online, as redes sociais da Academia, que já são um canal de divulgação da literatura, intensificaram esse papel durante o isolamento social. Todos os dias são publicados poemas, crônicas, indicações de livros feitas pelos acadêmicos para este período, entre outas notícias ligadas à literatura.

O internauta também encontra textos diversos no blog da Academia para ler e reler sempre que quiser. Há poemas, artigos, críticas e publicações que os próprios acadêmicos e alguns colaboradores compartilham. Para o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, o papel da instituição centenária sempre foi valorizar e democratizar a literatura, assim como a cultura como um todo. “Nesse momento, torna-se ainda mais relevante que o público tenha acesso a esse material, utilizando o espaço digital para continuar o diálogo que estamos construindo há anos”, completa.

A iniciativa facilita que as pessoas possam ocupar o tempo livre durante o isolamento e ainda aprimorar o conhecimento. As palestras foram registradas ao longo dos últimos anos de modo que seu conteúdo possa sempre estar disponível para a população.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…