Academia Mineira de Letras recebe inscrições para o Ateliê de Leitura Sonora

O Programa de Formação de Escritores da Academia Mineira de Letras abre inscrições, no dia 11 de maio, para o Ateliê de Leitura Sonora, uma experiência com “a leitura em voz alta”. O ateliê, desenvolvido pelo poeta, artista visual, sound designer, cantor, compositor, performador, ensaísta e editor Ricardo Aleixo inclui 10 encontros, com 2h30 de duração, às segundas feiras, na sede da AML.

O Ateliê parte do princípio de que qualquer texto escrito pode ser transposto para o código sonoro. No percurso hipotético que vai do poema curto à novela, do miniconto ao romance, da crônica ao conto, da epopeia ao ensaio filosófico, tudo significa, para a voz, convite e desafio. O participante aprende a ouvir, sob o aparente silêncio da escrita, as marcas de “vocalidade”, a presença dessa voz que, tendo organizada a distribuição das letras, das palavras e das frases no espaço da página, deseja fazer-se, outra vez, parte inseparável do que Roland Barthes definiu como “prazer do texto”.

A leitura sonora nada mais é que a transposição da escrita verbal para o espaço acústico por meio da voz e, ao mesmo tempo, a materialização da chamada “leitura em voz alta”, que pode ser percebida como um tipo especial de escrita. Nesse sentido, o Ateliê só se materializa de fato quando cada elemento que constitui a leitura sonora (o livro, a voz que agencia a participação de todo o corpo e o espaço) é percebido num campo de vibrações que agem, todo o tempo, umas sobre as outras, com o poder de alterar o comportamento humano e, consequentemente, a qualidade da performance.

O Ateliê Leitura Sonora se destina a qualquer pessoa que manifeste o desejo de explorar a multiplicidade de caminhos criativos que se abrem ativados pela relação livro/voz/corpo. Seja para se qualificar artisticamente, seja para adquirir maior desenvoltura no trato com o público, é necessário cultivar o prazer de ler, sem apresentar problemas vocais de ordem clínica e ter no mínimo 18 anos.

O Ateliê Leitura Sonora coloca à disposição dos participantes o acesso a um acervo especializado em poesia, literatura e poéticas da voz e o equipamento de som. Além disso, resulta numa apostila, a ser montada ao longo do curso, com base nas referências teóricas utilizadas em cada encontro.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…