Academia Mineira de Letras recebe o escritor Fábio de Sousa Coutinho

Academia Mineira de Letras recebe o escritor e presidente da ANE (Associação Nacional de Escritores) Fábio de Sousa Coutinho, no dia 12 de junho, a partir das 19h30, para o lançamento do seu livro “Lúcia – Uma biografia de Lúcia Miguel Pereira”. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

Lúcia Miguel Pereira nasceu em Barbacena, em 1901, e morreu no Rio de Janeiro, em 1959, devido a um acidente aéreo. Foi crítica literária, romancista, ensaísta, biógrafa e estudou em um dos mais tradicionais colégios católicos cariocas. Com amigas de escola fundou a Revista Elo, na qual começou a publicar seus primeiros escritos, entre 1927 e 1929. Escreveu para os jornais O Estado de São Paulo, Correio da Manhã, Gazeta de Notícias, Revista do Brasil, Boletim de Ariel, A Ordem e Lanterna Verde.

Quanto às bigrafias, escreveu a de Machado de Assis, em 1935, obra indispensável dentro da crítica machadiana, e A Vida de Gonçalves Dias, publicada em 1943. Em 1948, assumiu a coordenação da biblioteca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Lúcia foi considerada importante figura da produção intelectual no Brasil, tendo ajudado a consolidar a geração de prosadores modernos na década de 30. O livro de Fábio Coutinho conta a história de uma das mais altas vozes femininas da ensaística e da crítica literária brasileiras do século passado.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…