Em Minas

Aeroporto de Confins recebeu 2,8 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, registou movimentação de 2,8 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2021, um aumento de 5% na comparação com igual período do ano passado. No caso do número de voos, ocorreram 25.700 mil operações, alta de 7,5% em relação a 2020. O balanço demostra uma aceleração no ritmo da retomada do setor de aviação.

“Seguimos otimistas com o mercado e o retorno das nossas operações. Mesmo com a segunda onda e avanço dos casos de Covid-19, nos meses de março e abril, conseguimos recuperar as operações e registrar crescimento na movimentação de passageiros e aeronaves ao longo do primeiro semestre. O avanço da vacinação pelo país contribuiu para os nossos resultados e a expectativa é de melhoria dos índices relacionados à Covid, com retomada das operações aos níveis pré-pandemia”, avalia Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport.

O número de destinos atendidos pelo aeroporto também cresceu ao longo do semestre. Antes da pandemia, o terminal se conectava a 45 destinos. Em janeiro, o volume foi para 37, chegou a 33 no momento mais crítico da pandemia este ano (entre março e abril) e, em julho, retornou para 37 destinos atendidos.

“Tivemos um mês de julho muito favorável, sobretudo pela demanda de férias de inverno e fecharemos o mês com a movimentação de 600 mil passageiros. Para agosto, a previsão é chegarmos a 660 mil pessoas circulando pelo terminal. No ano passado, em agosto, tivemos o fluxo de  de 215 mil passageiros, o que demonstra a confiança das pessoas em voar.  O número de passageiros esperado para agosto representa cerca de 70% de retomada em relação ao tráfego do mesmo período antes da pandemia”, revela Clayton. 

Para completar, ele ressalta que, em agosto, o aeroporto tem novidades em relação aos destinos. “Teremos um retorno e uma estreia, que são ligações com o interior de São Paulo: Ribeirão Preto, retorna após cinco meses de paralisação, e  São José do Rio Preto, é uma conexão inédita. Dois fortes destinos do agronegócio, o que pode demonstrar um sinal de otimismo com o reaquecimento da economia”, conclui.

O Aeroporto foi porta de entrada para as doses da vacina de Covid-19 que chegaram ao estado (Foto: Agência Minas)

Terminal de Cargas também é destaque 

Ao longo do primeiro semestre de 2021, o Aeroporto Internacional de BH atuou para se consolidar como um hub logístico reconhecido em âmbito nacional e internacional. Nesse sentido, investiu na interconectividade dos modais aéreo, marítimo e rodoviário. O desenvolvimento de novas rotas de conexão ao hub, aliado às parcerias estratégias, resultou em um crescimento de 130% no peso recebido no terminal, bem como em um crescimento de 19% em relação ao primeiro semestre de 2020.

“O hub logístico multimodal do aeroporto fechou o primeiro semestre com excelentes resultados. O setor Ciências da Vida foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do modal aéreo no terminal. Foram 35 novos clientes do segmento, o terminal se especializou na categoria, sendo o único de Belo Horizonte e Região Metropolitana com certificação de Boas Práticas de Armazenagem emitida pela Anvisa, além de contar com farmacêutico dedicado. A Rota Marítima, em parceria com os principais players do modal, também se destacou neste semestre com o aumento superior a 400% no volume de cargas recebidas do modal no terminal”, ressalta Caroline Reis, coordenadora de Novos Negócios da BH Airport.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…