Aluno de BH alcançou nota máxima na redação do ENEM

Foto: MEC

 

Mesmo com toda a polêmica envolvendo a correção errada de mais de 6 mil provas do ENEM 2020, alguns candidatos que realizaram o exame puderam comemorar um bom desempenho, Em Belo Horizonte, um jovem estudante de 18 anos foi um desses bons exemplos. Lucas Rios, aluno do Coleguium desde seus 5 anos, conseguiu alcançar a nota máxima na redação do ENEM.

Para alcançar a nota 1.000, Lucas se dedicou em simulados e com o trabalho de escrita de uma dissertação, mas ele conta que o “segredo” para o bom resultado está na boa otimização do tempo livre, valorizando os momentos de lazer. “A nota máxima na redação foi uma excelente surpresa! Acredito que o segredo para alcançar a nota máxima está no equilíbrio entre estudar e não estudar. Não adianta estudar demais e ficar com a mente cansada. É necessário também relaxar e estar tranquilo para fazer uma boa prova. Além das dicas da professora de redação, o repertório que conquistei ao longo dos anos foi muito importante para a prova. Recebemos muita informação, de vários canais diferentes, e precisamos saber usá-la a nosso favor. Esse conhecimento adquirido foi fundamental nesse processo”, esclarece.

Já o Coleguium, aponta que o trabalho realizado para construir um bom redator está na prática desde cedo. “O nosso trabalho com a disciplina de redação ocorre desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da alfabetização dos nossos alunos. Isso explica a nossa posição de destaque nacional: estamos, há 10 anos, entre as 10 melhores escolas do Brasil no Enem. Nos anos finais do Ensino Fundamental e nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, temos o projeto “Atualidades”, que proporciona discussões aprofundadas sobre temas diversos. Os alunos produzem textos baseados nesses debates, que oferecem fundamentações para produzir um repertório sociocultural ampliado”, explica Anna Carolina Araújo, supervisora de redação do Coleguium.

E essa não é a primeira que Lucas chega ao topo. Em 2018, o jovem também somou 1.000, mesmo ainda no 2º ano do ensino médio. “Apesar de eu ter bastante afinidade com o tema de 2018 (Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet), eu não estava esperando essa nota quando ainda estava na 2ª série do Ensino Médio. Neste ano, a reação não foi diferente, até porque o tema sobre cinema não é algo que domino tanto quanto tecnologia”, conta.

Já se o assunto são os planos para o futuro, Lucas já está bastante decidido quanto a carreira à seguir. Com a nota alcançada, o rapaz pretendo cursar Ciência da Computação ou Sistemas de Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A escola comemorou o feito em seu Instagram:

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…