Em BH

Associação das Voluntárias da Santa Casa BH completa 52 anos de doação e amor ao próximo

Prestar auxílio a pacientes necessitados internados ou que comparecem ao hospital para tratamento. Foi com esse objetivo que, no dia 17 de maio de 1971, um grupo de 24 senhoras criou a Associação das Voluntárias da Santa Casa BH (AVOSC). Movidas pelo sentimento de compaixão, ao verem a situação de crianças internadas que recebiam visitas apenas duas vezes por semana, essas mulheres plantaram uma semente que, ao longo de 52 anos, germinou e espalhou frutos de solidariedade que já levaram conforto a milhares de pessoas atendidas pelo maior hospital 100% SUS de Minas Gerais.

Ao completar mais um aniversário, a AVOSC vê a sua atuação extrapolar aquilo que foi pensado ainda quando dava os primeiros passos. O número de voluntários se multiplicou, passando de 24 para 100. Juntas, elas se dividem entre os 13 andares da Santa Casa BH, de acordo com a demanda. Juntas, doando seu tempo e diversos itens, compartilhando conhecimentos, habilidades e espalhando carinho, sorrisos e incontáveis abraços.

As atividades desenvolvidas pela AVOSC incluem a doação de medicamentos, roupas, cobertores, próteses, cadeiras de roda, artigos de higiene pessoal, entre outros; distribuição de vales-transportes para a locomoção de pacientes oncológicos, realização de Curso para Gestantes, oficinas de trabalhos manuais e noções de higiene para crianças; laborterapia (tratamento por meio terapia ocupacional), doação de kit enxoval para bebês entregues às mães da Maternidade, entre outras ações.

De acordo com a presidente da AVOSC, Mônica Salles, fazer a diferença no tratamento dos pacientes que mais precisam é o que motiva diariamente o grupo, devolvendo para elas um sentimento de gratidão. “Nos sentimos intimamente recompensadas pelo afeto que oferecemos, nos doando na medida do possível para amenizar o sofrimento de quem está internado, contribuindo para a retomada da esperança, da autoestima e da confiança de que tudo vai dar certo. Afinal, cada dia traz uma nova oportunidade”, diz Mônica.

Ainda segundo ela, o apoio recebido da Santa Casa BH desde o início da AVOSC foi fundamental para que a associação continuasse e ampliasse a sua atuação. “Somos muito felizes, porque, graças à instituição e a todos os gestores que passaram por aqui, incluindo a atual diretoria, encontramos o ambiente propício para colocar em prática o verdadeiro altruísmo. Entendemos que somos representantes da sociedade, que tanto deve a essa instituição centenária que melhora a vida de milhares de mineiros”, ressaltou.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…