Áudio dos bombeiros sobre o coronavírus é falso

Foto: iStock

 

Circula em correntes de WhatsApp um áudio fake que insinuando que “o coronavírus chegou a Belo Horizonte, Contagem, Betim e Ibirité”. O material incoerente diz ter nascido de uma conversa entre um comandante e um coronel do Corpo de Bombeiros. Esse material é falso e não deve ser considerado.

O áudio ainda sugere que a população não frequente hospitais, não saia de casa e use máscara para pegar ônibus. O material ainda afirma que um hospital será implantado dentro da base do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Esse mesmo material sugere que a comunidade espalhe o áudio porque “a coisa vai alastrar”. Todas essas informações são falsas.

Em nota, o Corpo de Bombeiros confirmou a falsa idoneidade do áudio e também esclarece que as pessoas citadas no áudio como representantes dos militares não existem. Além disso, os bombeiros direcionam todas informações relacionadas ao Covid-19 a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Veja o pronunciamento do tenente Pedro Aihara, em nosso instagram:

Veja a nota abaixo do Corpo de Bombeiros:

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informa que é falso um áudio que está sendo veiculado nas redes sociais sobre a disseminação do COVID-19 (coronavírus) em Minas Gerais, atribuído a um suposto Tenente-Coronel Jeferson e a um suposto 13o Batalhão de Bombeiros Militar. Todas as informações desse áudio são falsas, inclusive não existe esse militar nem esse batalhão na estrutura do CBMMG.

A Secretaria de Saúde reforça que não existe, no momento, nenhum tipo de acionamento do Corpo de Bombeiros para apoiar questões relacionadas ao coronavírus. Todas as informações sobre os casos suspeitos no estado e orientações são diariamente atualizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e disponibilizadas no site da Secretaria. Lembramos que nessa quinta-feira (27/2), a SES apresentou o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública COVID-19.

Postagens Recentes

  • Colunas

Maio Roxo: unidos pela conscientização das doenças reumáticas!

Lúpus, Fibromialgia e Espondilite: saiba identificar os sinais e a importância do diagnóstico precoce. Maio…

  • Artigos

A medicina é para os humanos

O autor é Dr. Felipe Villaça, cirurgião plástico da FVG Cirurgia Plástica e diretor técnico…