Banco Mundial aponta BH como uma das melhores capitais para empreender

Foto: Charles Torres

 

As políticas de simplificação e desburocratização que vêm sendo implementadas em Belo Horizonte contribuíram para que a cidade fosse destaque no estudo Doing Business Subnacional Brasil 2021, apresentado pelo Banco Mundial nessa terça-feira, dia 15. No ranking geral, Belo Horizonte alcançou o 1º lugar no quesito tempo para se abrir uma empresa e 2º lugar entre todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal no indicador facilidade para se fazer negócios.

A pesquisa estabelece características de um empreendimento específico (estudo de caso), para uniformizar a análise entre todas as capitais, considerando as etapas de pré-registro, registro e pós-registro de empresas. Foi demonstrado que, para o caso em estudo, em 9,5 dias seria possível abrir a empresa em Belo Horizonte, enquanto em outras localidades esse prazo pode chegar a um mês. Cabe destacar que, para casos com menor complexidade, é possível concluir as etapas de pré-registro e registro de uma empresa em apenas um dia na capital mineira.

Também faz parte da pesquisa a comparação do ambiente de negócios para empresas nacionais, analisando relatórios das 26 capitais e Distrito Federal, que consideram procedimentos exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Esses relatórios trazem em detalhes a regulamentação das atividades empresariais e as exigências em diferentes cidades e regiões de uma nação. Dessa forma, fornecem dados sobre a facilidade de se fazer negócios, classificam cada localidade e fazem recomendações sobre reformas para melhorar o desempenho em cada uma das áreas analisadas.

“Os resultados apresentados pelo Doing Business Subnacional, que avaliou os estados a partir de suas capitais, materializam os esforços que estão sendo empreendidos pela PBH de desburocratizar e simplificar o ambiente de negócios para os empreendedores, reduzindo e digitalizando procedimentos, bem como prazos e custos para os empreendedores”, destacou o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…