Barragem da Vale em Nova Lima tem risco elevado por conta da chuva

Foto: divulgação/Vale

 

Pânico em Nova Lima! A barragem Capitão do Mato, da mineradora Vale, entrou em nível dois de emergência nesta terça-feira (11). O motivo foram as intensas chuvas na região que causaram modificações na estrutura.

Segundo a Vale, “alguns instrumentos da estrutura apontaram alterações temporárias no nível de água, já tendo, neste momento, retornado aos níveis normais”. Análises estão sendo feitas e a barragem permanece em alerta até a conclusão.

Quando o risco é elevado ao nível dois, é recomendado que a população seja retirada como medida preventiva, porém, a Vale informou que não há habitantes nas redondezas da estrutura. Outras três barragens da mineradora estão nesse nível, em Minas Gerais. São elas: Sul Inferior, em Barão de Cocais Forquilha II, em Ouro Preto, e Grupo, também em Ouro Preto.

Veja a nota da Vale sobre Capitão do Mato:

A Vale acionou, nesta terça-feira (11/2), o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem Capitão do Mato, da mina de mesmo nome, em Nova Lima (MG). Em decorrência do volume de chuvas, superior à média histórica registrada na região, alguns instrumentos da estrutura apontaram alterações temporárias no nível de água, já tendo, neste momento, retornado aos níveis normais. A barragem permanecerá preventivamente em nível 2 até a conclusão da análise técnica do histórico e das condições atuais da estrutura. Esses estudos, chamados “As-Is”, estão em andamento e novas discussões técnicas acontecerão em breve com a empresa de auditoria independente para reavaliação da situação.

Os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) já haviam sido realocados em novembro do ano passado em razão de obras de reforço na barragem Vargem Grande.

A Capitão do Mato é uma barragem de contenção de sedimentos, construída em etapa única, com aterro convencional. Além de inspeções rotineiras de campo, a barragem é monitorada permanentemente por uma série de instrumentos, como piezômetros, radares, estações robóticas, câmeras de vídeo, e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico.

Cabe ainda ressaltar que o acionamento do nível 2 não impactará o plano de produção do 1T20 da Vale

Postagens Recentes

  • Sem Categoria

Estreia em Uberlândia: “Eu te Amo” chega ao Teatro Municipal

A peça acontece no dia 10 de maio, às 20h. Descubra a envolvente história de…

  • Em BH

Orquestra Mineira de Rock apresenta show inédito com participação de Marcus Viana

Onírico: palavra grega que faz referência aos sonhos e fantasias. E foi nesse contexto que…