Colunas

Brasileiros ampliam investimentos em odontologia estética

A pandemia serviu de combustível para que os brasileiros intensificassem os investimentos em procedimentos odontológicos estéticos. A procura por tratamentos que contribuem para a elevação da autoestima aumentou a ponto de colocar o Brasil numa posição de protagonismo, e hoje é o 2º do mundo em número de procedimentos, atrás apenas dos Estados Unidos.

Embora os números tenham sido turbinados desde o início do isolamento social, antes mesmo do surto de coronavírus o setor já apresentava um forte aquecimento. Entre 2015 e 2019, os procedimentos bucais com fins estéticos já havia triplicado no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).

Um estudo mais recente, elaborado pela empresa de pesquisas Technavio, já sugere um crescimento anual de 4% entre 2020 e 2024. “Esse aquecimento tem sido bastante sentido nas clínicas odontológicas que realizam procedimentos estéticos. É um avanço que pode ser explicado por dois movimentos: pelas inovações do segmento e pelo próprio desejo das pessoas de ter um sorriso dos sonhos”, explica o Mestre e Especialista Dr. Paulo Coelho Andrade.

Ele confirma o que a própria pesquisa da Technavio já aponta: o clareamento permanece como o procedimento mais requisitado pelo público, mas há outras inovações que vêm atraindo a atenção do público. “A aplicação de lentes de contato e de facetas vem oferecendo resultados que se aproximam bastante daquilo que é esperado pelo paciente, e isso faz toda a diferença quando recorrem à clínica em busca de algo para revolucionar o sorriso”, diz o profissional.

“A verdade é que muita gente tem percebido o quanto investir na autoestima é uma moeda valiosa, que faz bem à saúde. Investir em si mesmo, no próprio bem estar, foi uma consciência que floresceu bastante na pandemia, e isso tem efeito direto na saúde mental das pessoas”, complementa. “Vejo o aumento dessa procura como bastante positiva, porque é uma redescoberta que promove transformações”, analisa Dr. Paulo Coelho Andrade.

Escolha do tratamento
Por outro lado, o Mestre e Especialista Dr. Paulo Coelho Andrade alerta que a escolha pelo procedimento deve ser feita junto com o profissional habilitado. “O paciente entra no consultório e decide juntamente com o profissional por um tratamento adequado a ele. A odontologia estética preza pelo respeito aos traços do paciente, por fazer melhorias respeitando seus aspectos físicos. Por isso, é preciso abrir-se também à decisão do profissional, pois ele sabe qual é o caminho mais adequado para se alcançar o resultado mais próximo daquilo que o paciente deseja”, pontua.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…