Cartilha quer impedir que homens se vistam de mulher no Carnaval de BH

Os atores Evandro Mesquita e Kadu Moliterno vestidos de mulher na novela Bang Bang, da TV Globo
Foto: reprodução/TV Globo

 

Uma cartilha compartilhada pelo Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir) sugere que os homens não se vistam de mulher em eventos de carnaval de Belo Horizonte. O material foi até publicado na quinta-feira (13) no Diário Oficial do Município (DOM) de Belo Horizonte.

O objetivo da cartilha “é preciso disciplinar a folia” e “rasgar o racismo”. Segundo o texto, “algumas fantasias e atitudes expressam racismo, machismo e LGBTfobia; devendo, portanto, ser combatidas. O uso de perucas ‘blackpower’, ‘nega maluca’, ‘dreadlocks’ e toucas com tranças traduzem-se como desrespeito aos símbolos da resistência negra, às formas padronizadas de beleza e outras imposições aos corpos negros”.

O Compir confirmou que, a medida foi tomada após uma série de denúncias feitas por pessoas que se sentiram ofendidas com algumas representações. Ainda segundo a cartilha, fantasiar de mulher é inadequado porque ‘“além de ser machista e desrespeitoso com as mulheres”, a fantasia é “preconceituosa com as pessoas trans e apenas reforça os estereótipos de gênero”.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…