CCBB comemora 6 anos com visitação gratuita

Foto: divulgação.

O Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte completa em agosto seis anos como um dos espaços culturais mais importantes da cidade. Para comemorar a data, o Programa CCBB Educativo realiza, no dia 24 de agosto, às 16h, o “Com a Palavra – Especial Aniversário CCBB”, uma visita mediada especial, que contará com as presenças da arquiteta e urbanista Eneida Bretas e do primeiro gestor do local, Carlos Nagib. Eles conduzirão o público a um percurso técnico e poético, apresentando as histórias e as curiosidades da ressignificação do edifício.

Eneida Bretas elaborou o projeto arquitetônico que adaptou o prédio para criação dos espaços necessários às atividades do Centro Cultural. O local, de estilo neoclássico, possui uma área construída de aproximadamente 12, mil m² – o CCBB ocupa 8 mil m² desse total –, e é estruturado em torno de um pátio central. A arquiteta é formada pela UFMG, com pós-graduação em Planejamento Territorial e Urbano pela PUC-MG/Universidade de Bologna-Itália. Tem mestrado em Construção Civil pela UFMG na área de gestão e coordenação de projetos e curso de extensão em Restauro do Patrimônio Arquitetônico pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix. É ainda arquiteta da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social, com projetos, obras e publicações sobre Urbanização de Favelas.

Já Carlos Nagib foi o grande responsável pela transformação da antiga Secretaria de Justiça do Estado de Minas em um dos maiores centros culturais do país. Nascido em Barbacena, mudou-se para Juiz de Fora aos 10 anos, onde participou de grupos de teatro e do Centro de Ação Cultural (CAC), organização social que atuava na divulgação da arte, realizando cursos e festivais. Estudou Economia e ingressou no Banco do Brasil em 1981, tendo exercido vários cargos, como gerente de relacionamento, gerente de administração, gerente-geral, gerente de desenvolvimento sustentável e gerente do CCBB-BH. Hoje, participa da Asa de Papel, centro cultural pequeno, mas muito ativo na promoção e divulgação da arte, além de ser gestor da ONG Contato – Centro de Referência da Juventude, que atua nas áreas da música e audiovisual, fomentando a cultura e a inclusão de jovens da periferia.

Postagens Recentes

  • Em BH

Onde doar donativos para o Rio Grande do Sul em BH? Aeroporto da Pampulha recebe arrecadações

O Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, está recebendo doações para vítimas das chuvas no…

  • Em Minas

Com 5 novas ISO, Zero Carbon Logistics alcança o marco de empresa com maior número de certificações do Mundo

Em um mundo onde a sustentabilidade se tornou um imperativo empresarial, a Zero Carbon Logistics…