Em BH

Circuito Liberdade recebe programação de arquitetura, arte, designe e gastronomia

A 8ª edição da Modernos Eternos BH abraça o Circuito Liberdade e leva uma programação inédita para o emblemático Prédio Verde da Praça da Liberdade, o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) e a Casa Fiat de Cultura. Nas futuras instalações do Centro do Patrimônio Cultural Cemig serão 31 ambientes, criados por 38 profissionais, com mais de 90 parceiros, que apresentarão o talento mineiro de grandes nomes da decoração e da arquitetura. Pelo 6º ano consecutivo, o Chef Leonardo Paixão é o responsável pela gastronomia da mostra, presente em dois ambientes: bar e restaurante.

A agenda do evento conta ainda com mini talks, com temas que valorizam a cultura, história, moda e arte, além de atrações musicais diárias com curadoria da Music Produções e apresentação de ações técnicas por servidores do Iepha-MG. Esta é a primeira vez que o complexo cultural recebe um evento deste porte, reunindo arquitetura, arte, cultura, design, entretenimento e gastronomia. A Modernos Eternos BH conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e do Circuito Liberdade e tem o patrocínio da Gerdau e Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Logo na entrada do Prédio Verde, edifício projetado pelo arquiteto José de Magalhães, a imponente escada chama a atenção dos visitantes e “virou” uma instalação para ser admirada na mostra. No interior da construção, destacam-se ainda as pinturas parietais do pintor Frederico Antônio Steckel, com anjos e figuras femininas, em um grande afresco evocando o tema da agricultura lembrando a secretaria que viria sediar. O público poderá conferir os projetos assinados por nomes consagrados que levam para a Modernos Eternos o conceito do mix&match (mistura e combinação) do novo com o antigo no décor, traduzindo um jeito contemporâneo e único de morar.

 

Elenco Modernos Eternos 2023

O elenco da mostra é composto por profissionais renomados do setor de arquitetura e design de interiores: Ana Bahia, Ana Lucia Rodarte, Ana Machado e Paula Sallum, Camila Ferreira, Camila Medrado, Cassio Gontijo, Cícera Gontijo, Flávia Roscoe, Gui Mazzoni, Gui Oliveira, Fernando Hermanny e Germana Giannetti, Isabela Neves, Isabela Torres, Jaqueline Frauches, Leonardo Rotsen, Lucas Ribeiro, Luís Fábio Araújo, Marcia Carvalhaes, Maria Thereza Terence, Paula Guimarães, Ricardo Yanicelli, Rodrigo Aguiar, Sito Arquitetura, Tetro Architecture, Visionera, Will Lobato, Zilda Santiago e Ana Maria Diniz, e duas artistas em galeria, Iane Zanini e Lenny Hipólito.

 

Mini-talks

A Modernos Eternos promove uma diversidade de mini talks culturais, com temas e convidados variados. A programação completa dos talks fica disponível em uma agenda paralela da mostra, disponível no site oficial mebh23agenda.byinti.com, atualizada regularmente. É possível também acompanhar todas as novidades e a cobertura do evento pelo instagram @modernoseternosbh.

 

Ação Street

A tradicional Ação Street apresentará 10 peças de design assinadas por profissionais de destaque e confeccionadas por artesãos da região de Barão de Cocais, fruto de uma parceria com o Projeto Bamboo, que tem a Gerdau como apoiadora. Participaram do projeto os artistas: Carlos Maia, Carla Medina, Fernando Hermanny, Flávio Negrão, Juliana e Sérgio Stark, Linda Martins, Olavo Machado Neto, Ricardo Carvão, Sérgio Máximo Prodomo e Susana Bastos. A iniciativa desenvolveu uma série de oficinas de capacitação em técnicas de construção de mobiliários, adornos e peças utilitárias a partir do bambu, em regiões periféricas e ricas dessa matéria-prima em Minas Gerais, com o suporte técnico da Becus Ecodesign e curadoria de Marcos Esteves. Além do bambu, as obras tiveram como matéria-prima o aço, fornecido pela Gerdau e manufaturado pela Accero. Em seguida à exposição no MM Gerdau, os protótipos feitos para a Ação Street poderão ser produzidos em escala para venda e benefício dos produtores. As obras serão expostas no Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) com entrada gratuita.

 

Exposição Minas, Paisagem Revelada

Também no MM Gerdau, estará em cartaz a exposição “Minas, Paisagem Revelada”, composta por obras de arte selecionadas – algumas expostas pela primeira vez -, com curadoria dos colecionadores Fabiano Lopes de Paula, Ricardo Giannetti e Rodrigo Vivas, e expografia de João Caixeta. A exposição reúne obras que revelam uma Minas magnífica em pinturas que traduzem com primor a paisagem urbana e natural de Minas Gerais, sob a perspectiva de 24 artistas brasileiros. As peças são dos acervos pessoais dos colecionadores, que tiveram a ideia de rememorar a produção artística do início do século XX, recuperando a trajetória de artistas que tiveram destacada capacidade interpretativa, mas que foram relegados pela historiografia artística. As obras estão agrupadas pelo tema Paisagem e subdivididas em dois grupos, Cidades e Monumentos Históricos e Representação da Natureza. O conjunto de obras é representado pelos artistas Délio Delpino, Lucílio de Albuquerque, Edgard Parreiras, Godofredo Guedes, Paulo Cláudio Rossi Osir, Aníbal Mattos, Mick Carnicelli, Nazareno Altavilla, Luiz Signorelli, Rodolfo Weigel, C. B. Goes, Aristides Agretti, Frederico Bracher Jr., José Wasth Rodrigues, Edesio Esteves, José Silveira D’Ávilla, Genesco Murta, Renato de Lima, José Marques Campão, Funchal Garcia, Orózio Belém, Belmiro Frieiro e Edgard Walter. Esta exposição também tem entrada gratuita.

 

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura integra a programação da Modernos Eternos 2023. Para se transformar em um dos ambientes da mostra, o espaço do café da Casa foi modificado, partindo da conexão entre BH e Turim, na Itália. O charme dos cafés italianos, com paisagens únicas de uma cidade que se destaca pela arquitetura e gastronomia, serviram de inspiração para a criação do ambiente assinado pela arquiteta Isabela Neves. A atmosfera se completa com a presença da confeitaria Mole Antonelliana, com mais de 45 anos de legado e fidelidade às receitas originais do norte da Itália. Tradição e contemporaneidade se unem em um espaço que traz elementos naturais, como a madeira e as plantas, em diálogo com a arquitetura modernista do prédio, além de um mobiliário que mescla o clássico e o contemporâneo. O espaço é um convite para saborear os tiramissus, petit fours, bombas, tartelettes e cafés do cardápio e vivenciar a experiência de estar em um lugar que conjuga arte, gastronomia, história e design.

Além do ambiente da Mole Antonelliana, a Casa Fiat de Cultura vai inaugurar a exposição “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura”, de 27 de junho a 27 de agosto, também integrando a programação da Modernos Eternos. O mundo das cadeiras e suas infinitas possibilidades são exploradas na exposição em um recorte entre as décadas de 1930 a 1980 apresentando o vigor das formas modernistas, com obras de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin, Sérgio Rodrigues e de outros designers modernistas do século XX. A entrada é gratuita.

 

Ingressos e horários

Os ingressos para acesso à programação no Prédio Verde estão à venda no site, pelo link mebh23agenda.byinti.com, e não haverá venda na bilheteria. A partir de 16/06, os valores são: R$80 (inteira) e R$40 (meia entrada). A mostra acontece entre os dias 20 de junho e 9 de julho (de terça a sexta: das 14h às 22h, sábado: das 10h às 22h, e domingo: das 10h às 19h).

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…