Confirmado quinto caso de coronavírus em Minas Gerais

Foto: reprodução/Wikipedia

 

Chegou a cinco o número de casos confirmados de Covid-19 em todo o estado de Minas Gerais. O último diagnóstico veio da cidade de Coronel Fabriciano, cidade da região do Vale do Aço. A paciente é uma mulher de 32 anos que está internada no hospital  Dr. José Maria Morais.

A Vigilância Epidemiológica, informou que a paciente mora na Europa e veio visitar a família no Brasil. Ela começou a sentir os sintomas da doença no dia 11 de março e foi atendida no dia 13 no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, outra cidade do Vale do Aço que já teve um caso confirmado. Após o atendimento ela teria sido encaminhada para casa, e ficou de quarentena, onde permanece em isolamento domiciliar.

Até o momento, segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foram notificados 386 casos de infecção por coronavírus no Estado. Destes, 85 foram descartados e 297 seguem em investigação. Em Belo Horizonte ainda não há nenhuma confirmação.

Veja abaixo a nota de esclarecimento da Prefeitura de Coronel Fabriciano a respeito do caso:

A prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, informa que o município registrou o primeiro caso positivo de Coronavírus – Covid-19. Trata-se de uma paciente jovem de 32 anos, residente na Europa e veio para a casa da família em Fabriciano.

Após ser comunicada sobre o caso, uma equipe da Saúde, formada por um médico, uma enfermeira da Atenção Básica e uma enfermeira da Vigilância Epidemiológica, esteve na residência da paciente e comunicou o resultado oficial do laboratório. Durante a visita, a paciente e os familiares receberam todas as informações sobre os cuidados necessários.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a paciente começou a sentir os sintomas da doença no dia 11 de março e foi atendida no dia 13 no Hospital Márcio Cunha em Ipatinga. Após o atendimento ela teria sido encaminhada para casa, e ficou de quarentena. Informamos que no momento a paciente está estável e em isolamento domiciliar.

Os profissionais de Saúde do Município foram capacitados pela médica infectologista Carmelinda Lobato, e estão preparados para por em prática o protocolo de emergência.
Como forma preventiva o Hospital Dr. José Maria Morais, suspendeu as visitas aos pacientes e está realizando todos os procedimentos de higiene necessários. O município também já suspendeu a visita ao Lar dos Idosos.

Por precaução, orientamos que a população adote as medidas básicas de higiene como: lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel, além de medidas preventivas para higiene nasal, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…