Um Mineiro no Mundo

Conheça os 8 melhores parques de Belo Horizonte

Belo Horizonte hoje é mais conhecida como a capital dos botecos, mas existe um outro apelido da capital mineira que faz juz: Cidade Jardim. Isso porque há algumas décadas atrás, BH era uma das cidades mais arborizadas do Brasil e essa dádiva era reconhecida internacionalmente a ponto de atrair turistas de todas as partes para apreciarem suas belezas naturais.

Bom! Tudo bem que o espaço urbano tomou parte de boa parte da cidade, mas ainda assim, esse antigo apelido vale para Belo Horizonte. Isso porque o legado verde não saiu daqui. Em seu território, chama a atenção de moradores e visitantes a quantidade de parques ecológicos repletos de áreas verdes, mirantes, nascentes, fauna e muito ar puro.

Para se ter ideia, Belo Horizonte possui mais de 20 parques. Um mais lindo que o outro. E que vão desde a planos jardins temáticos e cercados por lagoas à até mesmo as maiores altitudes da cidade. Ficou curioso para saber onde estão e quais são estes espaços? Então dá só um confere aí abaixo que separamos oito dos melhores parques de Belo Horizonte para vocês. E o melhor de tudo? Todos eles têm ENTRADA GRATUITA.

 

PARQUE MUNICIPAL

Foto: IEPHA

O Parque Municipal fica bem no Centrão de BH e é mais velho que Belo Horizonte, acredita? O parque foi inaugurado em 1897 e é o patrimônio ambiental mais antigo de BH. Foi projetado pelo arquiteto paisagista Paul Villon que utilizou no paisagismo espécies nativas e exóticas, e forma hoje um ecossistema representativo com árvores centenárias e ampla diversidade de espécies.

Com área de 182 mil metros quadrados, é uma das áreas de preservação mais visitadas de Belo Horizonte devido a sua localização, beleza natural, monumentos históricos, equipamentos esportivos e opções de lazer como brinquedos, barquinhos a remos, animais de montaria e eventos.

Funcionamento: De terça a domingo;
Horário: das 8h às 18h (entrada permitida até às 17h);
Endereço: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro;
Informações: 3277-7917.

 

PARQUE ECOLÓGICO DA PAMPULHA

Foto: PBH

O Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo, conhecido como Parque Ecológico da Pampulha, foi inaugurado em 21 de maio de 2004 e é resultado de uma história de recuperação ambiental. Suas características, pouco comuns no Brasil, proporcionam às pessoas uma integração direta com o meio ambiente.

São cerca de 30 hectares de áreas verdes. Esse ambiente é muito agradável e um lugar propício para uma caminhada, andar de bicicletas, praticar slackline, soltar pipa, fazer piquenique, um passeio entre amigos, família ou em casal e para descansar. Nele também foi construído o Memorial Minas-Japão, monumento construído em 2009 em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.

Funcionamento: De terça a domingo e feriados;
Horário: das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h);
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, Portaria I, nº 6061 (Marco Zero), e Portaria II, nº 7111 (Toca da Raposa) – Pampulha;
Informações: (31) 3277-7439 / (31) 3277-7917.

 

LAGOA DO NADO

Foto: PBH/Amira Hissa

Lá na região Norte de Belo Horizonte, entre os bairros Planalto e Itapuã, o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado possui uma área de aproximadamente 311 mil metros quadrados e foi implantado em 1994. Pesquisadores da UFMG identificaram no local cerca de 130 espécies de árvores, sendo 75% nativas, com destaque para o ipê, aroeira branca, urucum, jatobá, barbatimão, quaresmeira e goiaba brava.

Com uma infraestrutura composta por biblioteca, quadras, pista de skate, campo de futebol, pista para caminhadas e viveiro de mudas, o parque realiza diversas atividades de educação ambiental, cultura e esporte com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Esportes. Esse é um lugar que requer um pouco de cuidado para entrar e especialmente para fazer as trilhas porque é um pouco violento, mas vale muito a visita.

Funcionamento: De terça a domingo e feriados;
Horário: das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h);
Endereço: Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã;
Informações: (31) 3277-7299 / (31) 3277-7321.

 

SERRA DO CURRAL

Foto: Lei.A

Este é um espaço perfeito para contemplação, contato com a natureza e prática de atividade física. O Parque da Serra do Curral foi inaugurado no dia 8 de setembro de 2012 com a função primeira de proteger a Serra do Curral, patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e símbolo da Capital.

É indiscutível que a vista dos mirantes da Serra do Curral é a melhor de Belo Horizonte. Hoje são três mirantes operantes, mas quem sabe no futuro não possam ser mais… Afinal, outros sete estão inoperantes. O parque possui 400 mil metros quadrados e sua altitude quase alcança 1,4 mil metros, sendo o ponto mais alto de toda Belo Horizonte.

Funcionamento: de terça-feira a domingo;
Horário: das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h);
Endereço: Praça Estado de Israel – Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951 / Bairro: Mangabeiras;
Informações: (31) 3277-8120.

 

PARQUE DAS ÁGUAS

Foto: PBH

Seu nome oficial é Parque Ecológico Roberto Burle Marx e fica lá no Barreiro, inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça. Inaugurado em dezembro de 1994, sua área já abrigou a antiga “Casa de Descanso do Prefeito” de Belo Horizonte e a “Cidade do Menor”, um alojamento para crianças e adolescentes em risco social.

Hoje é uma área verde imensa, com quase 180 mil metros quadrados. A vegetação é típica do bioma Cerrado, com formações de Campo Cerrado e Mata Ciliar. Como opções de lazer, o parque oferece extensas áreas gramadas, lagos e belos jardins para piqueniques e comemorações. Mas ó… Cuidado! Você pode ser surpreendido, as vezes, por pessoas praticando atividades intimas (entenderam, né?).

Funcionamento: de terça-feira a domingo;
Horário: das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h);
Endereço: Avenida Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa;
Informações: (31) 3277.9701.

 

JARDIM JAPONES

Foto: PBH

Não sei se esse é bem um parque, mas se não for, ainda assim vale a visita! Na ver uma combinação de algumas espécies vegetais de origem oriental com outras de flora brasileira que chama a atenção dos visitantes. Lá você vai ver um pinheiro negro, a cerejeira, o ácer, a azaleia e o bambu, todas plantas típicas do Japão, misturadas com o mogno e o jacarandá.

Basicamente, esse parque é integrado ao Zoológico de BH, como se fosse uma espécie de “cartão de visitas” para quem chega pela portaria principal da Zoo. Ele ocupa uma área nobre de cinco mil metros quadrados e tem vários atrativos que representam a amizade entre o povo oriental e o brasileiro. A construção do Jardim Japonês foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira.

Funcionamento: de terça a domingo, incluindo feriados;
Horário: 8h30 às 17h, nos dias de funcionamento;
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000 – Bandeirantes
Informações: (31) 3277.9701.

 

PARQUE DO CAIÇARA

Foto: CMBH

O Parque Ecológico e de Lazer do Bairro Caiçara, também conhecido como Parquinho, ocupa uma área de 11,5 mil metros quadrados, originária da Fazenda Engenho Nogueira. Sua implantação, em 1996, contou com participação ativa da comunidade, por meio do Programa Parque Preservado.

Pelo parque passa o córrego Cascatinha, afluente do córrego Engenho Nogueira, da bacia do Rio das Velhas e do Rio São Francisco. Sua área é protegida por uma vegetação de Mata Ciliar com espécies nativas como açoita-cavalo, cedro, ingá, jequitibá e louro pardo. A fauna é composta por aves como bico-de-lacre, pica-pau, rolinha e sabiá, e pequenos mamíferos como micos e gambás.

Funcionamento: de terça-feira a domingo;
Horário: 8h às 17h (entrada permitida até às 16h);
Endereço: Rua Tico-Tico, 100, Bairro Alto Caiçaras;
Informações: (31) 3277-8545.

 

PARQUE DAS MANGABEIRAS

Foto: Ruhan Carlos Botelho

Por último, mas não menos importante (não mesmo), o Parque das Mangabeiras. De todos os parques de BH, este é o meu favorito. Aos pés da Serra do Curral, o ambiente foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx e conserva em sua área de 2,4 milhões de metros quadrados, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. Sua altitude alcança até 1,3 mil metros. Ah! Curiosidade! Este é o maior parque de Belo Horizonte.

Um ótimo lugar para descanso, lazer e esportes, o Parque das Mangabeiras recebe cerca de 15 mil pessoas por mês. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais. Isso sem mencionar a vasta vegetação e a presença fluida de animais silvestres que amam um carinho (mas não pode, ok? DE JEITO NENHUM). Lá você vai uma pista de skate de alto nível, quadras a preço acessível e um belíssimo mirante da cidade mais linda do Brasil.

Funcionamento: e terça-feira a domingo
Horário: das 8 às 17 horas (entrada permitida até às 16h30, sendo que o acesso do mirante encerra às 16h);
Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras;
Informações: (31) 3277-8277.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…