Custo da construção aumentou 0,14% em Minas Gerais

O Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m² – projeto-padrão R8-N) registrou alta de 0,14% em fevereiro e ficou abaixo do resultado do mês anterior, que foi 0,25%. Dentre os componentes do CUB/m² observou-se que o custo com material cresceu 0,35% enquanto os custos com a mão de obra, com as despesas administrativas e com o aluguel de equipamentos mantiveram-se estáveis. No primeiro bimestre do ano o CUB/m² aumentou 0,38%.

Fonte: Assessoria Econômica/Sinduscon-MG.

O custo do metro quadrado de construção em Belo Horizonte, para o projeto-padrão R8-N (residência multifamiliar, padrão normal, com garagem, pilotis, oito pavimentos-tipo e três quartos) que em janeiro/18 era R$1.333,86 passou para R$1.335,70 em fevereiro/18. O CUB/m² é um importante indicador de custos do setor e acompanha a evolução do preço de material de construção, mão de obra, despesa administrativa e aluguel de equipamento. É calculado e divulgado mensalmente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), de acordo com a Lei Federal 4.591/64 e com a Norma Técnica NBR 12721:2006 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para o coordenador sindical do Sinduscon-MG, economista Daniel Furletti, os aumentos nos preços dos materiais de construção continuam acontecendo de forma pontual: “Em fevereiro observamos que cerca de 58% dos insumos pesquisados mantiveram seus preços e 19% registraram queda, ou seja, os aumentos foram observados em 23% dos itens, patamar que vem se mantendo nos últimos meses e que não reflete aumentos generalizados de preços”. Além disso, o coordenador também destaca: “A pesquisa Focus, realizada semanalmente pelo Banco Central, sinaliza que a inflação nacional encerrará 2018, pelo segundo ano consecutivo, abaixo do centro da meta. Para 2018 a alta esperada para o IPCA/IBGE é de 3,67% e há algumas semanas esse número vem reduzindo. Portanto, acreditamos que o ritmo da inflação mantenha mais comportado os preços dos insumos”. Furletti também ressalta que apesar das expectativas mais positivas para o desempenho da Construção em 2018, o setor ainda está com um ritmo baixo de atividades.

Postagens Recentes

  • Em BH

Orquestra Mineira de Rock apresenta show inédito com participação de Marcus Viana

Onírico: palavra grega que faz referência aos sonhos e fantasias. E foi nesse contexto que…

  • Em BH

Agriminas comemora 15 anos no Expominas

Crescimento é a palavra chave da AgriMinas – maior feira de agricultura familiar do país…