Em BH

Democracia, saúde e racismo são tema do maior congresso jurídico do Brasil

O mundo e, principalmente, o Brasil, se divide entre o antes e o depois da pandemia. A COVID-19 – que pode ser considerada como o acontecimento do século – trouxe graves impactos sociais, sanitários, econômicos e, sobretudo, políticos. E as consequências destes impactos ainda não podem ser integralmente mensuradas. Em razão disto, o V Congresso Internacional de Direito do Vetor Norte reúne relevantes nomes da área jurídica para discutir, em três dias, o que esperar em relação ao futuro do país sob todas as esferas. Com o tema “Perspectivas para a Democracia no Brasil Pós-Pandemia”, o evento, que acontece de maneira totalmente virtual, terá palestras transmitidas ao vivo pelo YouTube e apresentação de trabalhos técnicos.

Os conteúdos apresentados abordam assuntos urgentes como democracia, racismo, saúde, cidadania e tecnologia. O formato on-line, realizado pelo segundo ano consecutivo, devido às restrições impostas pela pandemia, permite a presença de ilustres palestrantes internacionais como Dominique Rousseau, professor da Sorbonne Law School, University Paris 1 Panthéon Sorbonne e co-diretor da Escola de Direito da Sorbonne (2011-2015) e David Landau, Ph.D. em Ciência Política (Harvard University) e professor da Florida State University College of Law. Entre os nomes de peso também está Flávio Martins, professor e pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Santiago de Compostela.

A programação é dividida em dois momentos distintos. Nos períodos da manhã e da noite serão ministradas as palestras que circundam o tema geral do CIDVN. Logo após cada uma delas, serão realizados debates conduzidos pelos próprios participantes. À tarde, serão apresentados os Resumos Expandidos, que têm o objetivo de promover o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições e o debate sobre temas afetos ao contexto do congresso. Os trabalhos aprovados serão publicados sob a forma de anais. Caso os autores tenham interesse, eles podem transformá-los em artigos, sob a forma de e-book.

Acadêmicos interessados poderão submeter os resumos até o dia 15 de outubro, às 23h59min, pelo portal do CONPEDI. A apresentação será realizada mediante inscrição, no valor de R$ 50,00, pelo Sympla. “Em 2020 contamos com mais de mil inscritos, entre profissionais e estudantes da área do Direito. A expectativa para este ano é bater a marca de 600 participantes por dia”, afirma o professor Raphael Maia, um dos coorganizadores do evento junto com a Liga Acadêmica de Direitos Fundamentais da Faminas-BH e Stricto Sensu Podcast.

O CIDVN já recebeu, em anos anteriores, o ministro Luiz Fux; o professor universitário americano David Carroll, conhecido por desafiar a Cambridge Analityc e atuar no Filme “Privacidade Hackeada” (Netflix); o professor da Universidade de Yale, Bruce Ackerman; o procurador Rogério Grecco e o Tenente Pedro Aihara. Para Maia, o congresso é uma oportunidade única para discutir importantes e urgentes formas de reorganização de Estado e Sociedade após a pandemia da COVID-19, além de promover o networking, fundamental para aprimorar o desenvolvimento acadêmico e profissional na área.

As inscrições, totalmente gratuitas, podem ser realizadas pelo Sympla. O congresso computa 40 horas complementares a acadêmicos de Direito. Só receberão certificado os participantes que se inscreverem no evento.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…