Duda Salabert deixa PSOL e acusa partido de transfobia

Foto: Lucas Ávila.

“Deixo o PSOL por não concordar com a transfobia estrutural do partido. Enquanto mulher transexual, não posso endossar uma estrutura que se apropria da luta e da identidade trans para privilegiar figuras e candidaturas já privilegiadas. Deixo o PSOL por não concordar com a perspectiva antropocêntrica que estrutura o partido”, escreveu a ex-candidata ao senado por Minas Gerais e Professora da UFMG, Duda Salabert, ao deixar o PSOL.

O anúncio foi feito em sua conta do Instagram, nessa semana. Filiada a dois anos, Duda ganhou popularidade por ter sido a primeira mulher trans que concorreu a uma vaga do senado. Nas eleições, Duda ficou em oitavo, entre os quinze candidatos.

Veja o pronunciamento:

Enquanto isso, o PSOL respondeu a desfiliação de Duda com uma nota:

É com tristeza que recebemos o pedido de desfiliação da companheira Duda, que foi nossa candidata ao Senado. Discordamos com os motivos apresentados, nosso partido é, todos os dias, um instrumento de combate a desigualdade, ao racismo, machismo, homofobia e transfobia, em que pese as manifestações estruturais de nossa sociedade, da qual não estamos imunes. Seguiremos, com certeza, na mesma trincheira de oposição ao Bolsonaro. Reafirmamos o compromisso com o enfrentamento cotidiano a essas práticas. Como já informado internamente, mantemos para o dia 24 de abril às 19h, reunião da setorial LGBTIQA+ do PSOL BH para discutir o caso Indianare.

Postagens Recentes

  • Colunas

Maio Roxo: unidos pela conscientização das doenças reumáticas!

Lúpus, Fibromialgia e Espondilite: saiba identificar os sinais e a importância do diagnóstico precoce. Maio…

  • Artigos

A medicina é para os humanos

O autor é Dr. Felipe Villaça, cirurgião plástico da FVG Cirurgia Plástica e diretor técnico…