Educação, empreendedorismo e sustentabilidade

Sustentabilidade, além do seu papel ecológico, gera dinheiro. Prova disso é o fato de que investidores estrangeiros acompanham de perto política ambiental do Brasil. Hoje, a política ESG – da sigla ambiental, social e governança em inglês – pode tem grande efeito na nota de crédito do país.

Essa realidade não é limitada a apenas aos trâmites e oferta de investimentos. Questões ecológicas são tão importantes que hoje fazem parte até mesmo da base estudantil de crianças em diversas escolas. Faz presente também no cotidiano de pequenas e médias empresas que têm o como produto a coleta ou transformação de materiais inapropriados para descarte sobre o solo ou água.

Esse é o caso da Recomix, empresa sediada em Conselheiro Lafaiete especializada em coleta e reciclagem de óleo vegetal, controle de pragas urbanas e limpeza de reservatórios d’água. Conversamos com a gestora ambiental da corporação, Eucenéia Magalhaes Novaes, que nos contou sobre as diferentes atribuições sustentáveis que envolvem o descarte adequado do óleo de cozinha e gordura animal, através de programas educativos como o Óleo do Bem. Veja:

Na foto, Leonardo Novaes Rocha, sócio fundador da Recomix, e Eucenéia Magalhaes Novaes, gestora ambiental (foto: arquivo pessoal).

O que é o programa Óleo do Bem?
Trata-se de um programa de educação ambiental estimulado pela Recomix, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de descartar o óleo de cozinha usado de maneira correta e nos locais adequados para que a águas e o solo não sejam contaminados. Além do viés educativo, a iniciativa tenta fomentar a reciclagem de tais resíduos e a geração de renda para os parceiros participantes.

Como o programa é composto?
Dentro do Programa, que dizemos ser um guarda-chuva, há vários projetos ambientais e socioambientais que auxiliam na formação de alunos da educação infantil, transformando-os em cidadãos mais conscientes com as questões ambientais e multiplicadores. Os projetos podem atender escolas de diferentes níveis, instituições, empresas, entre outros tipos de organizações. Seja onde for, realizamos a implantação conforme cada perfil.

Qual o alcance?
Ao menos dez cidades são impactadas diretamente com os nossos serviços. Em grande parte destas cidades habitam pessoas que trabalham ou estudam em cidades vizinhas, e se tornam multiplicadores do nosso projeto. Com isso, atingimos um público num raio de 250 quilômetros a partir de Conselheiro Lafaiete.

Além de ensinar as comunidades ao descarte correto do óleo vegetal, a Recomix também recicla este óleo e o reutiliza na forma de outros produtos. Em que ele pode se transformar?
A Recomix é especializada em coleta e reciclagem de óleo vegetal e gordura animal. Após feita a segregação dos resíduos e a reciclagem dos mesmos fornecemos para usinas de biodiesel e industrias para a produção de biodiesel, produtos de higiene, produtos de limpeza, desmoldantes, ração animal, dentre outros.

Qual o impacto negativo para o meio ambiente do descarte convencional do óleo de cozinha?
A cada um litro de óleo descartado em locais inadequados, estima-se que 25 mil litros de água sejam contaminados. Os locais mais comuns são os ralos de pia, bueiros, lixos comuns e ate mesmo em vasos sanitários. Além do descarte sobre o solo. Por isso é importante procurar ecopontos de empresas regularizadas e licenciadas pelos órgãos ambientais para atuar no ramo.

Por que essa educação é importante?
Isso é muito importante, pois assim é certo que o transporte, o processamento e o armazenamento dos resíduos serão feitos de forma adequada. Além de receberem a documentação ambiental, no caso dos estabelecimentos comerciais, cumprindo assim as exigências da vigilância sanitária e demais órgãos ambientais.

A Recomix também trabalha com controle de pragas urbanas, sanitização de ambientes e limpeza de reservatórios de água. No que consiste esse serviço?
Todas as embalagens dos produtos utilizados na Recomix são destinadas ao fabricante, após o uso. Nossa equipe é muito atenta as vistorias pré-serviço, gerando indicadores para cada vez mais utilizarmos métodos sustentáveis. Na limpeza e higienização dos reservatórios d’água, analisamos o consumo diário do contratante por meio da fatura da distribuidora de água e esgoto, assim calculamos o dia que devem ser fechados os registros para que seja reduzido em ate 90% o desperdício da água na hora da execução dos serviços.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…