Colunas

Em 10 anos, mestrado e doutorado crescem quase 50% no Brasil

Ter um curso de graduação há muito deixou de ser garantia de emprego. Pelo menos na visão dos alunos de pós-graduação stricto sensu espalhados pelo país. Um sinal claro disso está nas instituições de ensino: a alta demanda por mestrados e doutorados fez com que a oferta de cursos crescesse 48,6% entre 2011 e 2020.

Os dados são da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão atrelado ao Ministério da Educação (MEC). Segundo a pesquisa, havia 3.128 programas em oferta no Brasil há 10 anos. Em 2020, esse número se elevou para 4.650. Para Cida Vidigal, Diretora Acadêmica da Faculdade Batista de Minas Gerais, o cenário é um indicativo de que os profissionais estão cada vez mais focados no aperfeiçoamento e a graduação é só o primeiro passo desse processo.

“Ter o título de mestre e/ou doutor no currículo representa a possibilidade de acesso no mercado educacional, que é sempre muito competitivo. São milhares de recém-formados que entram na disputa por uma oportunidade para a docência todos os anos, o diferencial estará com aqueles que se dispuserem a seguir na caminhada acadêmica. Quanto melhor e mais diversificada a titulação, melhor é o nível de conhecimento e adaptação à nova realidade eduicacional”, explica Vidigal.

Ainda de acordo com a pesquisa da Capes, o boom de novos pós-graduados logicamente também está aumentando. Atualmente, são formados 60 mil novos mestres e 22 mil novos doutores por ano. “Pode parecer muito, mas estamos falando em nível nacional. São pessoas que tendem a ganhar a maior parte das vagas disponíveis no mercado. Fazer um mestrado e um doutorado é um caminho sem volta. Diante dos desafios impostos pela educação moderna, quem não quiser ficar pelo caminho precisa considerar todas as possibilidades de qualificação e melhoria”, complementa Vidigal da FBMG.

Pós-graduação
Segundo Cida Vidigal, essa conclusão é da própria Faculdade Batista, que vem investindo ostensivamente em cursos de pós-graduação. “Hoje contamos com pós em Direito Público, Regimes Previdenciários e Processo Civil, além de outras quatro especializações no campo da Teologia, que é um pilar muito importante para a instituição. Diante desse cenário a Faculdade mantém-se antenada ao mercado e suas inovações, oferecendo ensino de excelência a custos acessíveis”, completa.

Postagens Recentes

  • Em BH

Orquestra Mineira de Rock apresenta show inédito com participação de Marcus Viana

Onírico: palavra grega que faz referência aos sonhos e fantasias. E foi nesse contexto que…

  • Em BH

Agriminas comemora 15 anos no Expominas

Crescimento é a palavra chave da AgriMinas – maior feira de agricultura familiar do país…