Entenda como funciona a retomada doc comércio em Belo Horizonte

Foto: CMBH

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, orientada pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19, autorizou a reabertura das atividades econômicas contempladas na Fase 1 a partir desta quinta-feira, dia 6. O anúncio foi feito nesta terça-feira (4), durante coletiva à imprensa, após o comitê confirmar a tendência de queda na velocidade de transmissão, com impacto direto na ocupação de leitos para a Covid-19.

Segundo dados da Prefeitura, o número de transmissão por infectado (Rt) ficou em 0,91 nesta terça-feira, atingindo sua menor média até aqui. A taxa vem sendo monitorada e divulgada às sextas-feiras – desde 15 de maio – no Boletim de Monitoramento, a partir da média dos últimos sete dias. Na segunda quinzena de julho, o Rt médio se estabilizou, apresentando um declínio sequenciado desde a semana passada (28/7 – 0,99; em 29/7 – 0,98; em 30 e 31/7- 0,97; e 0,92 nessa segunda-feira, dia 3).

Essa perda na velocidade vem impactando na diminuição gradativa de demandas por internação de pacientes com a Covid-19, principalmente das alas de enfermaria. Há 14 dias, no Boletim Epidemiológico e Assistencial divulgado em 22/7, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria Covid era de 77%.  Nessa segunda-feira, o índice caiu para 67%, confirmando o histórico decrescente (28/7 – 71%; 29/7 – 69%; 30 e 31/7 – 68%). Esse foi o menor índice desde 22 de junho.

“Nos últimos dias houve redução muito significativa nas solicitações de leitos para internações Covid na Rede SUS-BH. Hoje pela manhã, apenas três pacientes aguardavam a internação. Além dessa melhora, também vamos passar a considerar novos números para a taxa de ocupação de leitos”, explica o secretário de Saúde, Jackson Machado.

Confira como será o funcionamento

Primeira semana da Fase 1 (de 6 a 9 de agosto):

  • Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle:quinta e sexta, entre 11h e 19h; sábado entre 9h e 15h.
  • Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1, exceto comércio atacadista de recicláveis: quinta e sábado, entre 11h e 19h; sábado entre 9h e 15h
  • Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta e sexta, entre 11h e 20h; sábado entre 9h e 17h.
  • Atividades autorizadas na Fase 1 em funcionamento no interior de galerias de lojas e centros de comércio: quinta e sexta, entre 11h e 19h; sábado entre 9h e 15h.
  • Atividades autorizadas na Fase 1 em funcionamento no interior de shopping centers: quinta a sábado entre 12h e 20h.
  • Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, entre 14h e 23h.

Segunda semana em diante da Fase 1 (a partir de 10 de agosto):

  • Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: quarta a sexta-feira, entre 11h e 19h.
  • Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1, exceto comércio atacadista de recicláveis: quarta a sexta, entre 11h e 19h.
  • Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta e sexta, entre 11h e 20h; sábado, entre 9h e 17h.
  • Atividades autorizadas na Fase 1 em funcionamento no interior de galerias de lojas e centros de comércio: quarta a sexta, entre 11h e 19h.
  • Atividades autorizadas na Fase 1 em funcionamento no interior de shopping centers: quarta a sexta, entre 12h e 20h.
  • Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, das 14h às 23h.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…