Entrevistas

Envelhecimento dental torna-se mais precoce

Em consultórios odontológicos é comum observar pacientes adultos e jovens com a dentição equivalente ao dobro da idade. Especialistas acreditam que essa façanha é motivada principalmente por conta dos hábitos adotados pelos cidadãos modernos, ao nervosismo, a alimentação e até mesmo a ansiedade.

O cirurgião-dentista André Luiz Pataro, doutor e mestre em odontologia, especialista em periodontia e diretor da Clínica Pataro, em Belo Horizonte, explica que tais situações implicam um desgaste das estruturas dentais, incluindo esmalte, dentina e os tecidos de suporte do dente – periodonto. No caso do esmalte, que é a estrutura mais resistente do corpo humano, pode degradar-se quando exposto a fatores de risco capazes de acelerar a corrosão dentária. A dentina, que fica abaixo do esmalte, tem sua degradação muito mais rápido quando exposta. Além disso, as retrações gengivais geralmente estão envolvidas no processo de envelhecimento dental.

“É triste perceber que o envelhecimento precoce dos dentes é uma condição cada vez mais comum entre os jovens. Esse descuido com os dentes acarreta sérios problemas para a saúde de uma maneira geral. Isso porque na maior parte das vezes a alimentação inadequada, o estresse e outros hábitos podem comprometer a longevidade dos dentes”, explica.

Conversamos com o especialista. Veja o papo:

O cirurgião-dentista André Luiz Pataro, doutor e mestre em odontologia, especialista em periodontia e diretor da Clínica Pataro, em Belo Horizonte (foto: divulgação)

Entre os fatores que levam esse envelhecimento, quais são os mais nocivos?
A quantidade de pasta para uma escovação adequada realmente deve ser um tamanho de um grão de ervilha, ou a quantidade referente para a escova, isso para adultos. entretanto algumas pessoas acham que se colocar mais pasta, o dente vai ser limpo mais rápido, mas, na realidade não, inclusive pode gerar uma falsa sensação de limpeza, por um frescor mais rápido na boca e os dentes talvez não estejam limpos ainda. Outra situação importante é que se colocar muita pasta na boca, o organismo vai absorver mais flúor, o flúor é uma substancia encontrada na maioria das pastas que é muito importante para o fortalecimento do esmalte dental, entretanto se essa pessoa consumir muita pasta, o organismo pode absorver mais flúor que pode aumentar a toxicidade e para crianças pode gerar a fluórose que são manchas irreversíveis no esmalte dental.

Qual escova dental é adequada para uma boa limpeza dos dentes?
Muitas pessoas acham que as escovas medias e duras limpam mais os dentes, na realidade n é bem assim. O que elas fazem é aumentar a abrasão dental inclusive levando a perda da estrutura dental de forma irreversível. Essas escovas elas são indicadas para quem tem prótese total, as dentaduras. Na maior parte das pessoas são indicadas escovas macias e também grande parte da população nós indicamos as extras macias. Cada pessoa deve ter sua orientação individualizada sobre qual é a melhor escova para cada um.

Quais são os cuidados preventivos para que a prótese dental fique conservada?
Tudo na vida tem porosidade e as próteses, as dentaduras também têm. E essa porosidade com o tempo vai absorvendo a pigmentação da alimentação, do cafezinho, suco de uva, da beterraba, do vinho e com isso elas vão manchando, ficando mais escuras. Para conserva-las, o que você deve fazer primeiramente é uma boa higienização. Existem também substancias especificas que ajudam a evitar e tratar essa pigmentação e obviamente um controle profissional uma limpeza da prótese também feita pelo seu dentista, que com certeza vai garantir que você tenha um dente, uma prótese mais bonita por mais tempo.

Qual prática pode ser considerado um mito para o clareamento dentário?
Antigamente quando ainda não existiam as boas pastas de dente, algumas pessoas usavam o bicarbonato para a escovação dental. Entretanto esse é um erro clássico, isso porque o bicarbonato é extremamente abrasivo e se usado diretamente na boca com certeza vai gerar algum dano irreversível a estrutura dental. A comparação que eu faço é o seguinte, se você for tirar a poeira do seu carro, da pintura do seu carro. Você pode usar uma flanela ou uma esponja de aço. A flanela vai tirar sem dano, mas a esponja com certeza vai riscar, vai gerar algum dano na pintura. Da mesma forma se você utilizar o bicarbonato diretamente na boca, com certeza vai gerar um dano irreversível. Portanto nunca use o bicarbonato direto para escovar os dentes.

Existe algum tipo de tratamento para evitar o ranger dos dentes?
Bruxismo é um habito deletério de ranger ou apertar os dentes. Deletério porque pode gerar desgastes excessivo nos dentes, levar a tricas, fraturas dentais e ate mesmo a perda dos dentes. Pode gerar hipertrofia muscular facial, desgastes na articulação, enfim é uma sobrecarga do sistema mastigatório que é muito importante você perder para tratar as consequências e as causas. Se você acorda com dor nos dentes, dor de cabeça na região das temporadas. Ou sua esposa ou seu esposo fala que você range os dentes e faz barulho deles durante a noite, está na hora de você procurar o seu dentista e se prevenir.

A escovação após a alimentação é fundamental. Mas, por que é recomendado que se espere um tempo entre esse processo?
É comum durante a nossa alimentação que nossa boca fique mais acida, principalmente se a gente ingere alimentos ácidos ou com uma alta concentração de açúcar e se a gente escovar os dentes logo após a alimentação, a fricção da escova nesse ambiente ácido, pode gerar uma desmineralização dentaria inclusive levando a erosão dentária. Então por isso que é importante nos esperamos 30 minutos após a escovação, para que a saliva equilibre o pdh. Daí sim podemos escovar os dentes, sem causar danos desnecessários a estrutura bocal.

É possível tratar o envelhecimento precoce dos dentes?
Sim, nossos dentes envelhecem. Na realidade, basta estar vivo para envelhecer. É uma dadiva, não é mesmo. E essa é uma preocupação recente que as pessoas cada vez me perguntam mais, o que fazer, o que está acontecendo com os dentes. Isso acontece porque as pessoas, graças a deus, estão vivendo por mais tempo e estão tendo dentes por mais tempo também. Então é importante observarmos o que acontece com nossos corpos e inclusive com nossos dentes, com nossa boca. Se está tendo algum desgaste excessivo, retração gengival, alteração da mordida e além disso tudo é importante essa observação para não só tratar, mas também prevenir e ter dentes por mais tempo.

 

 

 

 

 

 

 

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…