Escola conscientizada

Despertar a curiosidade e o interesse das crianças acerca dos animais, plantas, as relações com o outro, família e comunidade e ensinar a respeitar e preservar o meio-ambiente, tudo de uma forma lúdica e divertida. Esta foi a maneira encontrada para trabalhar, neste início de ano letivo, questões da biodiversidade e sustentabilidade com os alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI Pindorama, localizada na Regional Noroeste.

Foto: Sydney Procópio.

Com o tema “Por um mundo melhor!”, a UMEI realiza atividades de conscientização, em que as crianças são incentivadas a cuidar do espaço onde convivem de maneira divertida e prazerosa. O primeiro passo dessa grande aventura foi a realização de pinturas personalizadas em sacolas ecobag, fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Estas sacolas, guardam os materiais escolares utilizados durante as atividades em sala de aula e são compartilhadas por até dois alunos. As crianças pintaram com tinta de tecido suas sacolas que serão usadas durante todo o ano para atividades do projeto e literárias.

Segundo a vice-diretora Wanessa Vieira, a iniciativa chama a atenção para a preservação do planeta, enquanto trabalha a criatividade das crianças. “É importante trazer projetos de sustentabilidade para a escola infantil, pois assim ensinamos desde cedo que a criança deve ter cuidado com o ambiente em que vive. A ecobag fornecida pela PBH é um meio sustentável de economia e, além disso, incentivar os alunos a pintar e customizar faz parte da educação infantil”, salienta. Ainda de acordo com Wanessa, outros projetos estão em andamento na UMEI como o planejamento de uma horta.

Pais e familiares dos alunos já começam a perceber a mudança de comportamento em casa. “É muito bom que a escola realize projetos diversos com os alunos, voltados para cidadania, arte e cultura. É importante também que os pais estejam engajados com as diretrizes da escola, pois cria uma experiência ainda melhor para a criança”, disse Luciana Silva, mãe de Amanda Silva, aluna da UMEI. “Gostei muito de pintar minha bolsa, adoro brincar com tintas! ”, disse Ana Olívia, com 5 anos, se divertindo enquanto aprendia.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…